Governo espera aprovação rápida de mudanças no Tratado de Itaipu
O projeto de decreto legislativo que aumenta em três vezes o valor dos pagamentos feitos pelo Brasil ao Paraguai pela energia da hidrelétrica de Itaipu deve ser votado com rapidez pelo Senado. Segundo o senador João Pedro (PT-AM), vice-líder do governo na Casa, a expectativa é de aprovar as mudanças no Tratado de Itaipu antes de maio, quando a presidente Dilma Rousseff deve viajar ao país vizinho. Nas contas do senador governista, o governo conseguirá 51 ou 52 votos favoráveis à proposta.
O projeto foi aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados, com muita discussão e após uma tramitação demorada na avaliação dos governistas. João Pedro antecipou que a bancada vai sustentar e aprovar o entendimento celebrado em 2009 entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente paraguaio Fernando Lugo.
As mudanças previstas no acordo aumentam para cerca de US$ 360 milhões anuais o valor pago pelo Brasil ao Paraguai. Atualmente, são pagos aproximadamente US$ 120 milhões. O reajuste dos pagamentos ao Paraguai decorre da correção do fator de multiplicação aplicado aos valores estabelecidos no anexo C do tratado (Bases Financeiras e de Prestação dos Serviços de Eletricidade). Pelo decreto, o fator sobe de 5,1 para 15,3.
O projeto chegará inicialmente à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). João Pedro acredita que, uma vez aprovada na comissão, haverá pedido de urgência para aprovação da proposta, que poderá ir a votação em Plenário no mesmo dia.
11/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares paraguaios pedem aprovação de mudanças no Tratado de Itaipu
Raupp espera aprovação rápida da Lei de Biossegurança na Câmara dos Deputados
Em exame, revisão do Tratado de Itaipu
Collor defende manutenção do Tratado de Itaipu
Plenário segue discutindo a revisão do Tratado de Itaipu
Adiada para quinta revisão do Tratado de Itaipu