Hartung apela ao Congresso por aprovação do projeto que corrige a tabela do IR
- O governo federal precisa abandonar o discurso falacioso e ser mais objetivo na mesa de discussões sobre a matéria. Deve reconhecer que há recursos mais do que suficientes no caixa da Receita Federal para fazer a correção, sem que os pilares da República sejam abalados - destacou.
Segundo o senador, alguns meios de comunicação adiantaram que está em curso um acordo entre partidos da base do governo e da oposição na Câmara dos Deputados, no sentido de ser aprovada uma correção alternativa, de 20%, quando a proposta referendada pelas comissões da Câmara é de correção de 35%.
Paulo Hartung citou reportagem publicada no jornal Valor Econômico na terça-feira (20), na qual é previsto o crescimento da arrecadação no próximo ano, uma vez que entrarão em vigor o imposto sobre combustíveis e o aumento da contribuição patronal ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 8% para 8,5%. Isso, acrescentou, sem levar em conta a possibilidade de cobrança do Imposto de Renda sobre os fundos de pensão, que representaria algo em torno de R$ 3 bilhões a mais nos cofres da Receita Federal, já repassadas as parcelas dos estados e dos municípios.
- Viabilizando-se a proposta, fica reforçada a tese de que o governo federal se isolou nessa questão, apoiando-se em argumentos meramente técnicos, muito distantes da realidade de um país que cada vez mais reclama melhor distribuição de renda e de investimentos em áreas sociais - disse.
21/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Hartung faz apelo pela aprovação do projeto que corrige tabela do IR
Hartung defende aprovação de reajuste linear de 20% na tabela do IR
Hartung pede a aprovação imediata da correção da tabela do IR
FHC veta projeto que corrige tabela do IR
Projeto que corrige tabela do Simples está na pauta da CAE
Secretários estaduais da Fazenda pedem mudanças em projeto que corrige tabela do Simples