Hartung defende maior acesso a mercados internacionais



A busca de acesso a novos mercados para os produtos brasileiros é apontada pelo senador Paulo Hartung (PSB-ES) como passo fundamental para o equilíbrio da balança de pagamentos e a retomada do crescimento econômico. Ele afirmou que a má situação das contas externas tem tornado o país muito vulnerável.

- Sempre que existe uma crise internacional, como as provocadas pela situação da Argentina ou da Turquia, a nossa economia pára de crescer. Isso é prejudicial ao emprego e à renda do brasileiro, e precisamos superar essa situação - afirmou Hartung.

Para que o país supere o problema, recomenda o senador, é necessário substituir importações, produzindo localmente muito do que atualmente se importa. Além disso, pondera, o governo brasileiro precisa aumentar as exportações para o mundo inteiro, procurando acesso a novos mercados.

Hartung acredita que o aumento do superávit comercial do Brasil, até o momento calculado em US$ 7 bilhões, deve ser um objetivo de todo governo. Na sua opinião, o fortalecimento do Mercosul - bloco comercial formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - pode ser um bom caminho para o aumento da presença brasileira no cenário internacional.



23/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares defende maior acesso à Justiça

Renan defende "capitalismo ético" e ação conjunta de líderes mundiais para debelar crise nos mercados

Hartung quer maior controle social sobre agências reguladoras

HARTUNG QUER MAIOR CONTROLE SOBRE RECURSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Paulo Hartung propõe maior controle social sobre agências reguladoras

HARTUNG QUER MAIOR PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO NA DISCUSSÃO SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA