HARTUNG DEFENDE PROJETO QUE FACILITA PRIMEIRO EMPREGO
- A proposta é simples. Fica assegurada a redução de encargos sociais, bem como repasse de bolsa de experiência profissional, aos empregadores que contratarem empregados cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), com idade entre 18 e 25 anos, que nunca tenham exercido atividade profissional com contrato regular e carteira de trabalho e previdência social assinada - explicou Hartung, apontando para os altos índices de desemprego existentes no país.
Para o senador, o projeto, concebido a partir de estudos e pesquisas realizados pelo IBGE, Fundação Getúlio Vargas e Ipea, é bem fundamentado, e evita abusos por parte de empresários inescrupulosos, que tentam levar vantagens através dos incentivos sem, no entanto, levar os benefícios ao trabalhador.
- É preciso romper o círculo vicioso. O jovem não é contratado porque não tem experiência e não tem experiência porque não é contratado - disse Hartung, para quem o projeto não é paternalista e não prejudica os outros trabalhadores.
Hartung mencionou o pronunciamento do presidente Fernando Henrique Cardoso, que elogiou na França o programa que reduziu o desemprego de 11% para 9% naquele país, e se disse disposto a criar um programa semelhante no Brasil. Paulo Hartung lembrou que seu projeto tramita no Senado há um ano, enfrentado dificuldades por ser de oposição.
Em apartes, os senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Heloísa Helena (PT-AL) e Luís Pontes (PSDB-CE), relator do projeto, elogiaram a proposta de Hartung para combater o desemprego.
07/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
PROJETO DE HARTUNG CONCEDE ESTÍMULOS AO PRIMEIRO EMPREGO
Osmar Dias defende programa de estimulo ao primeiro emprego para combater a violência
Valmir Amaral defende retomada do crescimento econômico e mudanças no Programa Primeiro Emprego
Tião Viana elogia projeto Primeiro Emprego
Projeto de Sibá Machado incentiva o primeiro emprego
CAS aprova projeto que estimula o primeiro emprego para jovens