Hélio Costa defende Lula e tece críticas a partidários do PSDB



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) assumiu a defesa do governo Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que -em quatro ou cinco meses de governo não se conserta o estrago que se fez em todos estes anos-, em alusão à gestão Fernando Henrique Cardoso. Sustentou ainda que a ala progressista do partido, na qual se incluiu, apoiou desde o primeiro instante a candidatura de Lula à Presidência da República, apesar de a ex-deputada federal Rita Camata (PMDB-ES) ter sido vice na chapa do ex-senador José Serra (PSDB-SP).

- É muito fácil, em cinco meses, acusar um governo que trabalha incansavelmente para colocar o país nos trilhos - declarou.

Dizendo-se um observador atento do cenário internacional, Hélio Costa acusou o PSDB de fazer campanha contra Lula no exterior durante a disputa presidencial.

- Lula nunca disse que iria desfazer os contratos com o FMI (Fundo Monetário Internacional), mas seus adversários passavam a idéia de que ele iria afundar a economia - comentou, dizendo querer -reparar uma injustiça- contra o petista.

Hoje, o senador por Minas Gerais atesta que os banqueiros internacionais vêem a economia sendo tratada com -seriedade e competência-, o que os teria estimulado a voltar a investir no país com -absoluta segurança-. Assim, pediu a compreensão dos parlamentares frente ao momento vivido pelo Brasil, que precisa da -união de todos-.

Castigo

Quanto à posição do PMDB no pleito presidencial de 2002, Hélio Costa lembrou que o partido teve a opção de lançar candidato próprio, mas a proposta foi derrotada na Convenção Nacional. Sobre a decisão da legenda de apoiar o candidato José Serra, esclareceu não ter tido o respaldo do grupo progressista. Na sua opinião, a derrota do candidato tucano foi um -castigo merecido- à ala peemedebista que aderiu ao correligionário do ex-presidente Fernando Henrique.

Conforme observou, os progressistas do PMDB defendiam a adesão do partido ao bloco de oposição ao governo passado. Contornados desentendimentos internos, Hélio Costa assegura que a legenda hoje está unida e, consciente do momento importante da vida nacional, vai dar o apoio necessário ao governo Lula para realização das reformas.



20/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa rebate críticas ao governo Lula

Alvaro Dias tece críticas à condução do governo Lula

Hélio Costa rebate críticas de Mão Santa sobre votação de projeto

Hélio Costa espera que Lula mantenha Banco Postal

Hélio Costa justifica inclusão de Lula na lista da "Time"

Hélio Costa vê avanços em nove meses de governo Lula