Hélio Costa diz que antes da implantação da TV digital é necessário salvar as nossas emissoras



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) mostrou-se preocupado com o processo de implantação da televisão digital no Brasil, durante audiência pública promovida nesta terça-feira (24) pela Comissão de Educação (CE) e pela Subcomissão de Cinema, Comunicação e Informática. Apesar de deixar claro que não é contrário ao sistema, o senador disse que, antes de o país adotar a nova tecnologia, seria necessário -salvar a televisão brasileira, melhorar a programação, aumentar e dar maior qualidade à produção nacional-.

Hélio Costa também defendeu proposta de sua autoria, em tramitação no Senado, que cria a TV Brasil Internacional que, a seu ver, funcionaria como uma espécie de cartão de visitas do país, a exemplo do ocorrido com a rede britânica BBC. A nova emissora, observou o senador, além de colocar o Brasil em evidência no exterior, geraria mais empregos e fortaleceria as TVs educativas.

O diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta e da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Jorge da Cunha Lima, classificou a sugestão do senador de -consistente-, mas lembrou que a Rede Globosat já está presente no exterior. Ele defendeu a criação da TV Latina, que iria ao ar em português e espanhol.

O senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), que junto com o senador Demostenes Torres (PFL-GO) foi autor do requerimento para a realização da audiência pública, disse que o -massacre cultural e a baixa qualidade da programação da TV brasileira chegam a ser impressionantes-, razão pela qual pregou melhoria no conteúdo. E se mostrou preocupado com a baixa audiência da TV a cabo, apesar de a produção independente de alguns canais ser de excelente qualidade.



24/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa critica implantação imediata do sistema digital de TV

Hélio Costa quer salvar as pequenas cidades

Hélio Costa pede cautela na implantação de política de saneamento

Padrão de rádio digital deve ser definido ainda este ano, diz Hélio Costa à Rádio Senado

Mercadante afirma ser necessário acelerar inclusão digital

Fapesp: Plano propõe estratégias para salvar as raias e os tubarões da costa brasileira