Hélio Costa pede menos exigências do Tesouro aos municípios



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) fez um apelo para que o Tesouro Nacional reverta a decisão de exigir a apresentação bimestral, pelas prefeituras, de relatórios sobre a gestão fiscal e orçamentária, bem como de um Cadastro de Operações de Crédito (COC), para receber as liberações voluntárias de verbas da União, no valor aproximado de R$ 3 bilhões por ano.

Segundo Hélio Costa, essas exigências serão impossíveis de cumprir, uma vez que as prefeituras sequer estão conseguindo atender aos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga à apresentação anual de balanços patrimoniais e orçamentários.

- Segundo a direção da Caixa Econômica Federal, até o dia 29 de abril passado, somente 17,14% dos municípios haviam entregue os Cadastros de Operações de Crédito do ano passado, e apenas 33,26% entregaram os relatórios resumidos da execução orçamentária relativos ao mesmo período - informou.

Ele explicou que, para ser considerado adimplente, o município precisa apresentar ambos os relatórios, portanto, 82% das prefeituras não estão conseguindo atender às exigências atuais. É fácil imaginar o que acontecerá com os municípios, caso sejam adotadas regras ainda mais rígidas, observou.

O senador por Minas Gerais afirmou reconhecer que a efetiva fiscalização e transparência dos recursos públicos deve ser o caminho a ser seguido pelo governo, mas manifestou sua preocupação com as mudanças, sem que seja implementada uma ampla e eficaz estruturação e modernização da máquina administrativa dos municípios brasileiros.

Para Hélio Costa, a maior parte dos municípios não possui sistemas de computadores para processamento e transmissão de dados, sequer acesso à internet ou a especialistas capazes de montar a infra-estrutura necessária. -Antes de aumentar as exigências, é preciso ajudar as prefeituras a se informatizarem-, sugeriu.



07/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa pede participação maior dos municípios no bolo tributário

Emendas de Hélio Costa à reforma tributária beneficiam pequenos municípios

Hélio Costa quer inclusão de municípios mineiros na área da Sudene

Hélio Costa defende maior participação dos municípios na receita tributária

Para Hélio Costa, reforma tributária começa a resolver os problemas dos municípios

Heráclito pede calma a Hélio Costa e Mão Santa