Hélio Costa sugere a instituição do "juiz anônimo"



Tramita em caráter terminativo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Hélio Costa (PMDB-MG) que cria o -juiz anônimo-, instituto para assegurar que a identidade do magistrado seja guardada em sigilo em processos contra organizações perigosas e que ofereça risco à vida do juiz.

-O preço que se paga por se viver em uma democracia não pode ser a própria vida. Enquanto as organizações criminosas ganham força e influência, a atual ordem jurídica não oferece segurança aos magistrados, que estão se transformando em vítimas fatais de quadrilhas e bandos, formados por criminosos de alta periculosidade, membros do que a sociedade identifica como crime organizado-, afirma o senador na justificação do projeto.

Hélio Costa acredita que a medida atende aos apelos da sociedade por -ações imediatas em favor da segurança pública- e esclarece que o anonimato do magistrado não viola o principio da publicidade. Segundo ele, o que está sendo resguardado é a pessoa do julgador e não o ato por ele praticado. Os julgamentos continuariam sendo publicados na forma legal e ficariam sujeitos a todos os recursos disponíveis pela legislação.



28/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa defende projeto que cria "juiz anônimo"

Projeto de Hélio Costa cria figura do "juiz anônimo"

Hélio Costa atenta para luta democrática da instituição

Hélio Costa sugere que FMI explique acordo ao Congresso

Hélio Costa sugere inclusão obrigatória de leite de vaca no cardápio da merenda escolar

Hélio Costa sugere que o BNDES também seja sócio da Cemig como pagamento de dívida da AES