Projeto de Hélio Costa cria figura do "juiz anônimo"



Os recentes assassinatos de magistrados que vinham trabalhando na repressão ao crime organizado, levaram o senador Hélio Costa a apresentar projeto de lei que cria o instituto do -juiz anônimo-. Pela proposta, as decisões judiciais contidas nos autos de processos contra membros de organizações criminosas deverão ser feitas resguardando o anonimato dos juízes que as proferirem. As decisões seriam autenticadas com selos dos tribunais.

De acordo com o senador, a idéia, já adotada em países como a Itália e a Colômbia, é uma resposta a ousadia dos criminosos que em apenas dez dias conseguiram eliminar de forma bárbara e cruel magistrados que lutavam contra a impunidade.

Hélio Costa comentou, no mesmo pronunciamento, a reação de autoridades ao assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, da Vara de Execuções Penais de Vitória. O senador lembrou que o próprio presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, teme que o assassinato venha a intimidar a Justiça. Além disso, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação dos Magistrados do Brasil já manifestam preocupação com atentados ao estado de direito.



26/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa defende projeto que cria "juiz anônimo"

Hélio Costa sugere a instituição do "juiz anônimo"

Mesa examina projeto que cria figura do coordenador da Procuradoria Parlamentar

Projeto da CPI da Pedofilia cria figura do policial infiltrado na internet para descobrir pedófilos

Para defender imagem do Senado, projeto cria figura do coordenador da Procuradoria Parlamentar

Líderes entram em acordo para aprovação do projeto que cria figura do microempresário individual