Heloísa defende manutenção de verbas para saúde e rebate críticas de Lula



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) defendeu nesta quinta-feira (16) o cumprimento pelo governo da legislação que obriga a aplicação de um percentual mínimo em saúde. Ela criticou a decisão do Executivo de considerar os gastos com o Fundo de Erradicação da Pobreza, no valor de R$ 3,57 bilhões, despesas em saúde. A quantia representa 11% do total que o governo deveria gastar no setor.

Heloísa criticou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, nesta quarta-feira, em encontro com senadores realizado no Palácio do Planalto, rotulou de -lobistas dos interesses dos hospitais- alguns dos defensores da destinação orçamentária original.

- Não sou lobista de hospital, nem gigolô do Fundo Monetário Internacional nem parasita do Banco Mundial - disse a senadora.

Ela justificou a manutenção dos recursos na área de saúde com o argumento de que estudos técnicos indicam a mudança do perfil de doenças, causadoras ou não de morte, no Brasil. Conforme o entendimento da senadora, para Lula, investir no combate à pobreza é investir na saúde, já que a maior parte das doenças seriam causadas pela fome e a falta de saneamento.

Heloísa observou, no entanto, que os brasileiros, principalmente os pobres, são hoje igualmente atingidos tanto pelas doenças típicas da pobreza, quanto por aquelas que vitimam as populações dos países desenvolvidas, como as cardíacas e crônico-degenerativas. Sem contar os danos à saúde provocados pela violência.

A senadora criticou a política fiscal do governo, que na busca de superávits no orçamento para agradar aos investidores e organismos internacionais como o FMI, estaria privando o povo de investimentos sociais.

- Temos a obrigação de investir tanto em centros de saúde quanto em hospitais. O errado é ficarmos enchendo a pança dos agiotas internacionais - afirmou.

Heloísa Helena foi apoiada, em aparte, pelo senador Almeida Lima (PDT-SE), que chamou Lula de -arrogante-.




16/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa rebate críticas ao governo Lula

Bornhausen rebate comentários de Lula com críticas ao governo

Malan rebate as críticas de Lula à alta de juros

Antonio Carlos Junior rebate críticas de Lula ao Senado

Ideli rebate críticas aos primeiros meses do governo Lula

Saturnino rebate críticas da oposição e diz que governo Lula é ético