Heloísa Helena: Oposição vai ficar unida em torno de Jefferson



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse nesta segunda-feira (dia 29) que os partidos de oposição (PT, PDT, PPS e PSB) unirão suas forças em torno de uma candidatura própria à presidência do Senado, lançando o nome do senador Jefferson Péres (PDT-AM). A formalização da escolha deverá se dar em reunião dos senadores desses partidos, a realizar-se na tarde desta terça-feira, na liderança do PT.

- A maioria dos senadores da oposição é favorável a um candidato próprio para que não fiquemos a reboque de uma disputa desqualificada - e que não criamos - entre os partidos que apóiam o governo - disse Heloísa Helena. Ela considerou "válida" a posição do senador Roberto Freire (PPS-PE), contrária ao lançamento de um nome da oposição, mas disse ter certeza que essas discordância serão resolvidas no encontro desta terça-feira.

Conforme a senadora, a oposição poderia obter mais cargos na Comissão Diretora, caso decidisse entrar em acordo com outros partidos, mas é preferível manter a independência e propiciar o debate de idéias, mesmo que isso signifique ficar com o único cargo a que o PT tem direito, de acordo com a proporcionalidade prevista no regimento. Atualmente, o lugar que caberia ao PT - a segunda-vice-presidência - está sendo ocupado pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA), por força de acordo firmado pelo bloco oposicionista.

Da reunião desta terça-feira - que poderá continuar na quarta-feira - resultarão, além da definição de um candidato, a elaboração de uma plataforma mínima. A senadora criticou especialmente o caráter "despolitizado" do embate entre o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, e o presidente do PMDB, Jader Barbalho, marcado pela troca de acusações e pela divulgação de dossiês.

Segundo o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o lançamento de uma candidatura própria pela oposição repete decisão tomada nos últimos anos em que houve eleição para a presidência, e não deve beneficiar nenhuma candidatura, nem a de Jader Barbalho. Este deverá até perder alguns votos de oposicionistas, de acordo com Renan. "Mas a democracia ganhará", constatou ele.

29/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena: "Não posso ficar refém da memória de ACM"

Heloísa Helena: oposição não negocia com Jader

Heloísa Helena comemora vitória da oposição na votação da MP da dívida rural

Heloísa Helena: Bloco Oposição é contra o adiamento das eleições no Congresso

HELOÍSA HELENA DIZ QUE OPOSIÇÃO NÃO DISPÕE DE MEIOS JUDICIAIS PARA INTERROGAR

HELOÍSA HELENA: BLOCO OPOSIÇÃO NÃO ACEITA INDICAÇÃO DE TEREZA GROSSI