HELOÍSA PEDE QUE GOVERNISTAS NÃO IMPEÇAM DEPOIMENTO DO GENERAL CARDOSO



Às vésperas de o Plenário votar requerimento de convocação do general Alberto Cardoso, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) apelou à bancada do governo para que não proteja o general, impedindo-o de vir. O requerimento, assinado pelo senador Jefferson Peres (PDT-AM) é para que o general explique a atuação dos agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Heloísa Helena observou que o próprio general já deu declarações informando que deseja vir ao Senado. "Se ele já disse que está pronto para vir, espero que não caiba à bancada do governo ser omissa e cúmplice diante das bandalheiras que são colocadas perante a opinião pública", afirmou a senadora. Ela disse estar ansiosa para saber o que faz a Abin, até porque entende que a agência deve estar municiando o Ministério Público de informações importantes para a abertura de processos.

Essa é a razão pela qual a senadora entende que as atividades da Abin devem ser de conhecimento dos senadores. "Precisamos saber de tudo isso para cumprir com nossas obrigações constitucionais", afirmou ela, acrescentando que, "infelizmente, o Congresso tem-se omitido de uma forma vergonhosa".

A senadora aconselhou o Senado a fazer um mea culpa sobre sua omissão com os últimos acontecimentos do país. Como representante da federação, ela entende que a Casa não foi capaz de "fiscalizar absolutamente nada". Como exemplo, lembrou que seu requerimento para a quebra do sigilo bancário e fiscal de Eduardo Jorge, ex-secretário da Presidência da República, até hoje aguarda votação na Casa. Ela considera importante que o Plenário vote seu requerimento e enquadre o ministro da Fazenda, Pedro Malan, em crime de responsabilidade, por omissão a respeito desse assunto.

27/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA QUER MECANISMOS QUE IMPEÇAM USO ELEITOREIRO DO PROGRAMA

Comissão ouve general Cardoso em reunião secreta

General Cardoso garante que não há rede de terrorismo no Brasil

SENADO REEXAMINA CONVOCAÇÃO DO GENERAL ALBERTO CARDOSO

GENERAL ALBERTO CARDOSO VEM À COMISSÃO DA ABIN AMANHÃ

SENADO DECIDE SE CONVOCA GENERAL ALBERTO CARDOSO