SENADO DECIDE SE CONVOCA GENERAL ALBERTO CARDOSO



O Senado decide nesta quarta-feira (dia 29) se convoca o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Alberto Cardoso, para prestar ao plenário esclarecimentos sobre as operações da Agência Brasileira de Inteligência. De autoria do senador Jefferson Péres (PDT-AM), o requerimento decorre de matéria publicada pela revista Veja sobre o envolvimento de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em operações estranhas às suas finalidades institucionais.

Na justificativa do requerimento, Péres diz que a revista documenta que a Abin vem servindo a interesses obscuros dos atuais detentores do poder, "o que traz à memória dolorosas lembranças do tempo em que o famigerado SNI funcionava como mola-mestra de um sistema repressivo e de violação dos direitos humanos, a serviço da perpetuação do regime autoritário".

Também nesta quarta-feira, o Plenário vota projeto do senador Freitas Neto (PFL-PI) que inclui os municípios nordestinos entre os integrantes do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O parlamentar argumenta que é nos municípios que se fazem os investimentos e que se conduzem os trabalhos organizados pela Sudene, "cabendo-lhes portanto voz ativa nas decisões atribuídas ao Conselho".

Freitas Neto deseja que as reuniões do conselho da Sudene contem com uma entidade municipal de credibilidade e representatividade, que congregue a maioria dos municípios da região. Seu projeto disciplina a escolha desse representante, de forma a garantir que efetivamente traga ao Conselho o pensamento dos prefeitos nordestinos.

Na mesma sessão, o Senado vota decretos legislativos destinados a renovar a concessão de funcionamento das seguintes emissoras: Rádio Interativa, de Aguaí (SP); Rádio Belo Horizonte (MG); MR Radiodifusão, de Urbano Santos (MA); e Associação de Comunicação, Cultura e Desporto, de Elesbão Veloso (PI).

28/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO DECIDE SE CONVOCA O GENERAL ALBERTO CARDOSO

REQUERIMENTO DE SUPLICY CONVOCA GENERAL ALBERTO CARDOSO

SENADO REEXAMINA CONVOCAÇÃO DO GENERAL ALBERTO CARDOSO

GENERAL ALBERTO CARDOSO VEM À COMISSÃO DA ABIN AMANHÃ

Necessidade de sigilo de dados não é eterna, diz general Alberto Mendes Cardoso

SUPLICY QUER OUVIR GENERAL ALBERTO CARDOSO SOBRE ESPIONAGEM