Heráclito culpa Lula por retrocesso nas negociações da Petrobras com a Bolívia
Em pronunciamento nesta terça-feira (19), o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negligência quanto ao controle das refinarias da Petrobras na Bolívia. Para o senador, as declarações do recém-empossado ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Carlos Villegas, enfatizando que a estatal brasileira vai mesmo perder o controle das refinarias, refletem a falta de capacidade do governo brasileiro nas negociações sobre o assunto.
Heráclito disse que Lula passou para o povo brasileiro a falsa impressão de que tudo estaria resolvido com o recente anúncio do presidente boliviano, Evo Morales, de que não confiscaria a estatal. Porém, diante das declarações do novo ministro, de que a nacionalização está apenas "congelada" provisoriamente, o senador entende que Lula perdeu o controle da situação.
Como Lula está em Nova York para assembléia das Organizações das Nações Unidas (ONU), Heráclito sugeriu que o presidente pelo menos converse nos Estados Unidos com Evo Morales e tente reverter a ameaça de nacionalização da Petrobras pela Bolívia.
- Lula com certeza não vai mesmo aproveitar e discutir, de maneira dura, com seu colega, a questão que envolve os dois países, até porque é apadrinhado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que pouco a pouco vem-se transformando no grande líder continental, segundo alguns chefes de Estado. Aliás, Chávez pediu moção de aplauso à decisão do governo boliviano sobre a Petrobras - assinalou o parlamentar.
Em seu discurso, Heráclito também cobrou do ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, a divulgação em fotografia ou vídeo do R$ 1,7 milhão que seria usado para a compra de dossiê contra o prefeito de São Paulo, José Serra. Na sua opinião, o "republicano ministro de Lula" deveria ordenar não só a divulgação do vídeo do ato de prisão do militante do PT Freud Godoy, como também do dinheiro.19/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE vai debater negociações da Petrobras com governo da Bolívia
CAE debate em audiência pública negociações da Petrobras com governo da Bolívia
Heráclito culpa governo por ação da PF contra jornalistas da "Veja" e critica relação de Lula com a imprensa
Ministro diz que Brasil exigirá preço racional para o gás nas negociações com a Bolívia
Sibá quer comissão de senadores nas negociações entre Brasil e Bolívia
Vídeo | Ferraço diz a torcedores brasileiros presos na Bolívia que será preciso subir o tom nas negociações