Heráclito denuncia crise na Universidade Estadual do Piauí



Ao registrar que a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vive a pior crise de sua história, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) denunciou que o governo estadual apenas assiste à greve de estudantes e professores, ao sucateamento das instalações e à indefinição sobre a permanência novos e antigos cursos. Ele informou que as 4.650 vagas oferecidas no vestibular do ano passado serão reduzidas a 2.965.

- O calendário acadêmico vem sofrendo atraso, situação agravada com a greve dos professores. O argumento da falta de recursos pode ser real, mas duvido que alguém, em sã consciência, possa dizer que é justo um salário-base de 338 reais para um professor com doutorado. É isso mesmo, os professores recebem pouco mais de um salário-mínimo e sua reivindicação é que passe a R$ 720,00 - afirmou Heráclico Fortes.

Segundo o senador pelo Piauí, em janeiro deste ano a ex-reitora Socorro Cavalcanti transferiu o cargo para a nova administração da Uespi com os salários em dia, nenhum débito e mais de R$ 1 milhão em caixa. Hoje, comparou, há atraso no pagamento dos salários e prestadores de serviços vinculados a programas especiais.

Heráclito Fortes também pediu coerência ao PT, que administra o governo do estado. Ele lembrou que os integrantes do partido várias vezes entraram na Justiça contra a cobrança de taxas pela Uespi, mas o PT manteve todas elas ao chegar ao poder.

- Também sempre defendeu a eleição direta para os dirigentes universitários e o aumento dos salários dos professores e funcionários mas esqueceu esta bandeira quando assumiu a administração do Piauí - acrescentou.

Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse que a situação do ensino universitário público brasileiro hoje é de calamidade. Na sua avaliação, esta situação é responsável pela proliferação de faculdades e universidades privadas. O senador baiano também criticou a concentração de universidades federais em alguns estados do Sul e do Sudeste, em detrimento de outras regiões, como o Nordeste.

Já o senador Mão Santa (PMDB-PI) destacou que, quando governador do Piauí, criou 300 faculdades em 32 campus avançados no Piauí. Ele disse ainda que no último vestibular do seu governo 65 mil candidatos disputaram as vagas da Uespi. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) declarou que a situação constatada atualmente no Piauí é um retrato do que ocorre nos demais estados brasileiros.



18/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito denuncia propaganda enganosa do governo do Piauí

Heráclito denuncia corrupção na campanha eleitoral do Piauí

Heráclito quer que CPI investigue loteria estadual do Piauí

Heráclito denuncia irregularidades em dezenas de obras inacabadas no Piauí

Heráclito Fortes denúncia lista secreta de empregos no Piauí

Heráclito quer rapidez em investigação sobre denúncia de corrupção no governo do Piauí