Heráclito diz que falhas em boletins da Casa são de responsabilidade das gestões anteriores



"Eu não tenho, e nem a Mesa diretora do Senado tem, compromisso com o erro". A afirmação é do 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes, ao explicar, na manhã desta quarta-feira (10), que remonta a gestões anteriores a prática de assinar atos administrativos sem dar-lhes a publicidade oficial exigida pela Constituição, conforme denúncia publicada pelo jornal Estado de S. Paulo. Heráclito disse que se encerra nesta 6ª feira (12) o trabalho da comissão incumbida de averiguar essa irregularidade.

- Não parece que são atos suplementares. Parece que são atos secretos e é com isso que queremos acabar. A partir de agora, acabamos com o boletim não publicado, porque isso fere a Constituição e uma casa legislativa tem que dar o exemplo. Nós não vamos conviver com isso e vamos ter todo o cuidado e rigidez no sentido de apurar e punir os culpados. Eu quero lembrar que estamos diante de falhas cometidas por gestões anteriores. Não foram falhas cometidas agora.

O 1º secretário explicou para os jornalistas que a comissão de três integrantes criada para fazer as apurações vai também apresenta a ele providências a serem tomadas. Depois de afirmar que seu empenho, à frente da 1ª secretaria, é o de evitar quaisquer irregularidades e de propiciar transparência à Casa, Heráclito garantiu que não haverá mais atos secretos na administração do Senado.

- Jamais, como primeiro secretário, eu concordarei com a publicação de boletim secreto de efeito administrativo. Nós temos e vamos continuar tendo boletins reservados, com atos que envolvam casos pessoais, como de saúde. Isso é outra questão. Mas boletins administrativos, que gerem despesa de pessoal ou despesa de qualquer natureza, têm que ter publicidade.

Sobre possíveis punições aos responsáveis pelos atos secretos, o senador disse que a fase ainda é de apuração.

- Anunciar punições nesse momento seria precipitação. Os diretores citados (referência à matéria publicada pelo Estado de S. Paulo) não ocupam mais essas diretorias. No momento que tomei conhecimento dos boletins suplementares, tomei a providência de levar o caso à Mesa diretora. Criei uma comissão para examinar isso. São denúncias graves. Se forem concretas, nós vamos tomar providências.

Quando questionado por um jornalista sobre o fato de que boletins secretos de gestões anteriores podem estar agora sendo publicados de forma retroativa, o 1º secretário afirmou:

- A sua curiosidade é igual à minha. Esses atos não foram praticados na minha gestão, sob minha responsabilidade. São atos pretéritos. Eu tenho primeiro que tomar conhecimento deles, saber o efeito de cada um, a conseqüência de cada um, e agir em torno de fatos concretos.



10/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Novais diz que contratos suspeitos são de gestões anteriores

Irregularidades no Ministério do Turismo são de gestões anteriores, afirma Pedro Novais

Heráclito adverte governo do Piauí sobre descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Minha Casa, Minha Vida: relator elogia programa e oposição aponta falhas

Governo passou para o Senado a responsabilidade de encontrar solução para a distribuição dos 'royalties', diz Heráclito

João Paulo compara gestões da PCR