Heráclito Fortes e Almeida Lima respondem a desafio de Ideli
Logo após o pronunciamento da líder do PT, Ideli Salvatti (SC), nesta quinta-feira (21), cobrando da oposição maior empenho nas investigações do conteúdo do suposto dossiê envolvendo os ex-ministros da Saúde José Serra e Barjas Negri no esquema conhecido como "máfia das ambulâncias", o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) ressaltou que é papel da Polícia Federal apurar o caso e que o PFL não tem compromisso com o erro e apóia a apuração e punição de todos os culpados no episódio.
- Deixemos a Polícia Federal apurar. Que puna todos os culpados. Falo em nome do PFL que não temos compromisso com o erro. Apurem e punam os culpados.
Não é dado o direito a ninguém de tentar jogar pecados por baixo do tapete para não serem apurados. Jovens, o mal do PT é um só: sabe que está no banco dos réus, que cometeu crimes, mas quer companhia. Fique só. Não queremos isso. Que o PT assuma - disse.
Já o senador Almeida Lima (PMDB-SE) perguntou a Ideli quem dirige a Polícia Federal, se a oposição ou o governo. Ele disse que investigar a autoria e a compra do dossiê e o que contém o dossiê é o óbvio, e que, se o governo não está investigando "os dois lados da moeda", só pode ser por irresponsabilidade ou por omissão.
Almeida Lima sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aplique a si próprio o que fez com o coordenador de sua campanha, Ricardo Berzoini, que foi afastado sob o argumento de que, há dez dias da eleição, teria que perder muito tempo dando explicações sobre a compra de um dossiê.
- Por que o presidente Lula não toma essa medida em relação a si próprio? Todos sabemos que ele não gosta de trabalhar. Como pretende compatibilizar a sua agenda de candidato com as explicações que dá a todo momento sobre o dossiê montado pelos seus companheiros? - perguntou.
21/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli e Serys respondem ao pronunciamento de Almeida Lima
Ideli classifica discurso de Almeida Lima de irresponsável
ACM: Almeida Lima aprendeu a não ser leviano
Almeida Lima vai recorrer de decisão do STF
Almeida Lima é eleito presidente da CMO
Almeida Lima diz que PAC é "farsa atabalhoada"