Heráclito Fortes pede ao TCU que investigue obra no Centro de Convenções de Teresina
Às margens do Rio Poti, na avenida Marechal Castelo Branco, uma placa do governo do Piauí anuncia a construção do "Novo Centro de Convenções de Teresina". Longe da visão de quem transita por aquela via, já perto da obra, outra placa informa: "Reforma e requalificação do Centro de Convenções de Teresina". Ao descrever o que classificou de "mentira desnecessária", o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que apure o caso.
- A desfaçatez é tão grande que não tiraram sequer o nome original: Centro de Convenções Dirceu Arcoverde. Ele foi construído no governo de Arcoverde, mas o governo anuncia como se fosse obra nova. Há três ou quatro anos o governador prometeu com estardalhaço construir no Piauí o maior centro de convenções do país. Contratou até o escritório do arquiteto Ruy Ohtake. É preciso saber quanto foi gasto nesse projeto e por que ele não serviu - afirmou Heráclito Fortes.
Também ao TCU Heráclito pediu que investigue contratos firmados sem licitação para a promoção de festas em diversos municípios do Piauí. De acordo com o senador, uma empresa, a Dinamite, teria sido contratada para promover diversos eventos com dinheiro repassado pelo Ministério do Turismo. Porém, ao invés de um contrato único, são vários.
- Ao invés de uma licitação global, eles picotam para burlar a Lei da Concorrência - denunciou Heráclito.
O senador pelo Piauí também anunciou que a juíza de Cocal, Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, concedeu liminar em favor das vítimas do rompimento da barragem Algodões I. Nessa tragédia, ocorrida em maio, morreram nove pessoas e mais de 3 mil famílias ficaram desabrigadas. A juíza determinou ao governo do estado que pague pensão temporária para mais de 400 pessoas atingidas ela tragédia.
10/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito Fortes: 'PAC no Piauí é obra de ficção'
Heráclito pede à Polícia Federal que investigue casos no Piauí
Heráclito pede que TCU investigue assessora do Piauí por receber bolsa-família
Heráclito Fortes pede fim do "orçamento viciado"
Heráclito Fortes pede "crédito de confiança"
Heráclito pede que Tribunal Eleitoral do Piauí investigue caravanas promovidas pelo PT