Heráclito Fortes pede fim do "orçamento viciado"
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse esperar que, com a sessão do Congresso Nacional desta terça-feira (23), acabe "essa era maldita de modelo errado de votação e discussão do Orçamento da República". Ele relatou ter visto, nesta terça, parlamentares brigando por benefícios para seus estados e municípios, "o que é legítimo", e a pressão dos mesmos lobbistas de 20 anos, "a querer induzir e comandar o orçamento que pertence ao povo brasileiro".
- Espero que esse modelo de orçamento viciado e que não serve ao país se esgote agora, e que este seja o último que se vote - disse.
Heráclito defendeu a aprovação rápida do orçamento impositivo.
- Estamos aqui brigando por verbas que, sabemos de antemão, jamais serão cumpridas, jamais serão honradas. Estamos aqui lutando pelo Orçamento de 2004 e não tivemos ainda a liberação de parte dos Orçamento de 2002, de 2003.
O senador acrescentou que os parlamentares vão de ministério em ministério, de pires na mão, tentando salvar algo para seus estados e municípios.
- É de lastimar a situação de penúria que as prefeituras vivem porque os orçamentos não são liberados. Enquanto isso, votam-se ano a ano, no Brasil inteiro, emendas para construção de grandes barragens e açudes, sem sequer haver uma preocupação com as que foram iniciadas e estão catalogadas como obras inacabadas - lamentou.
23/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito Fortes pede "crédito de confiança"
Heráclito Fortes pede apuração de denúncias sobre adulteração do Siafi
Heráclito Fortes pede que votação da distribuição dos 'royalties' não seja adiada
Heráclito Fortes pede socorro para conservação da Serra da Capivara
Heráclito Fortes pede ao TCU que investigue obra no Centro de Convenções de Teresina
Heráclito Fortes pede que discurso de desembargador entre nos Anais no Senado