Ideli a Jereissati: entrevista de Dirceu "é um momento em 15 meses de governo"
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), respondeu nesta terça-feira (23) ao discurso em que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) criticou os termos da entrevista concedida pelo ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, ao jornal O Globo, edição desta terça. Segundo a senadora, as observações feitas pelo ministro sobre as relações entre o governo federal e os governos estaduais não poderiam ser usadas para desqualificar o trabalho conjunto iniciado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva com os governadores.
- A entrevista do ministro Dirceu é apenas um momento em 15 meses - disse a parlamentar catarinense, referindo-se ao trecho em que o ministro afirma que São Paulo e Minas Gerais não sobreviveriam um mês sem o apoio do governo federal, o que explicaria o "comportamento equilibrado" dos governadores Geraldo Alckmin e Aécio Neves frente à crise política em torno do ex-assessor parlamentar da Casa Civil Waldomiro Diniz.
Ideli observou que, ciente da insuficiência de apoio no Congresso, o governo Lula buscou formar uma aliança para tocar seus projetos. Fez parte desse esforço reuniões com os governadores.
A sugestão feita por Jereissati de que Dirceu tirasse férias, de modo a retomar o equilíbrio emocional, causou estranheza à senadora. Ela lembrou que o parlamentar cearense não se comportou do modo habitual em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), quando Ideli recordou o papel omisso do PSDB na indicação de representantes para CPIs no passado.
- Nem por isso sugeri que ele tirasse férias - ponderou a senadora, que se disse "um pouco aborrecida".
Ela chamou a atenção para o trecho da entrevista em que Dirceu reclama dos métodos do procurador que entrou na Caixa Econômica Federal e, sem mandado judicial, apreendeu documentos com os registros de entrada e saída de pessoas para obter provas do envolvimento de Diniz na negociação do contrato de administração das loterias com a multinacional norte-americana Gtech.
23/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli atribui bom momento da construção civil a medidas do governo Lula
Ideli rebate críticas aos primeiros meses do governo Lula
Jereissati vê José Dirceu como protagonista de negociata maior do que 'mensalão'
Tasso Jereissati: José Dirceu "demonstra falta de serenidade e equilíbrio"
Ideli Salvatti: em seis meses, governo Lula derrubou "teoria do caos" e mostra avanços sociais
Ideli responde a críticas de Virgílio a José Dirceu