Ideli cobra de Virgílio cumprimento de acordo para mudança do ISS no leasing



A líder do bloco de apoio ao governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), pediu nesta terça-feira (15) ao líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), que retire o requerimento para votação, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Projeto de Lei do Senado (PLS) 266/07, que trata da cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS) nas operações de leasing (arrendamento mercantil). De autoria da senadora, o projeto prevê a mudança de local de recolhimento da praça indicada pela instituição financeira para o município em que a operação é executada.

Ideli explicou que, em razão do requerimento, a matéria está parada desde outubro na CCJ, o que faz também com que não ande na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para onde foi despachada inicialmente pela Mesa do Senado. Segundo a parlamentar, ela e Virgílio entraram em acordo para a retirada do requerimento. O líder do PSDB estaria quebrando esse acordo.

- Trata-se de assunto muito importante para os municípios, porque o ISS é uma importante fonte arrecadadora, e eu apelo ao senador Arthur Virgílio para que cumpra o que combinamos - disse Ideli, em discurso no Plenário, depois de participação na 11ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Conforme a líder do Bloco, as instituições que operam em leasing se aproveitam de brechas na legislação para escolher os municípios onde cobrar o ISS, de preferência nas capitais e grandes cidades, nas quais a alíquota é de apenas 0,2%, em prejuízo de milhares de outras praças.

A senadora elogiou o relatório, na CAE, do senador Osmar Dias (PDT-PR), que fez aperfeiçoamentos na matéria, e mostrou-se favorável à realização de audiência para que sejam ouvidos todos os interessados no projeto, inclusive a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação dos Prefeitos de Capitais. Ela acha, inclusive, que se pode discutir a redução das alíquotas do ISS, mas entende que o projeto tem de seguir sua tramitação.

Marcha

A senadora fez também um relato de sua participação na marcha dos municípios, aberta pela manhã, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.De acordo com a senadora, no pronunciamento do presidente, houve uma "chamada contundente" para que, nas próximas marchas, os governadores estaduais estejam presentes, de modo a tornar as políticas públicas mais eficazes e harmônicas.

15/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu cobra cumprimento de acordo para licitação de portos privados

Geovani Borges cobra cumprimento de acordo para reajuste de vencimentos de policiais dos ex-territórios

Sarney cobra cumprimento de acordo para aprovar área de livre comércio de Macapá

Rodolpho Tourinho cobra cumprimento de acordo sobre modelo energético

Suplicy cobra cumprimento de acordo sobre dívidas trabalhistas da TV Omega

Papaléo cobra de Romero Jucá cumprimento de acordo sobre aumento salarial