Ideli diz que parlamentares petistas que pediram criação da CPI dos Sanguessugas têm prioridade para integrá-la



A líder do PT, Ideli Salvatti (SC), disse nesta segunda-feira (19) que serão indicados pelo partido para integrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas prioritariamente os parlamentares que assinaram o requerimento pedindo a criação da CPI. Também terão prioridade aqueles parlamentares que não integraram nenhuma das três últimas CPIs que funcionaram ao longo de 2005 e parte de 2006 no Congresso Nacional.

Indagada sobre a possibilidade de a CPI ampliar o objeto de investigação para apurar superfaturamento em compras envolvendo emendas parlamentares relativas ao Ministério de Ciência e Tecnologia, Ideli disse que não se oporia se o fato a ser investigado fosse da mesma natureza. Ela alertou, no entanto, para a possibilidade de a nova CPI transformar-se, a exemplo da CPI dos Bingos, em "CPI do Fim do Mundo", ao agregar temas diversos do fato determinado no ato de sua criação.

A líder do PT foi enfática em sua defesa do governo contra a acusação da oposição e da imprensa de que este temeria uma nova investigação. Ela ressaltou que as investigação foram de iniciativa do governo - referindo-se às investigações iniciadas pela Controladoria Geral da República (CGU), auxiliada pela Polícia Federal e, posteriormente, pelo Ministério Público Federal.

Ideli manifestou sua preocupação com o prazo de duração dos trabalhos da CPI - 30 dias prorrogáveis por mais 30 - para a produção de resultados satisfatórios. Ela lembrou que no caso das outras CPIs os prazos regulares foram insuficientes para completar o processo investigatório, sendo necessários acréscimos.

CPI dos Bingos

Ideli reafirmou que a posição oficial da bancada do PT é contrária ao relatório do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), relator da CPI dos Bingos, e favorável ao voto em separado apresentado pelo senador Magno Malta (PL-ES).

A líder afirmou ter mantido posição coerente desde o início dos trabalhos da CPI, quando se manifestou contrariamente a que se investigasse qualquer assunto que não dissesse respeito ao fato determinado, no caso, as irregularidades nas casas de bingo e a utilização de recursos dessas casas para financiamento de campanha eleitoral em 2002.

19/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan lê em Plenário nomes dos parlamentares indicados para a CPI dos Sanguessugas

Viana recebe requerimento para criação da CPMI dos "sanguessugas"

CPI dos Sanguessugas anuncia 33 novas notificações de parlamentares

CPI dos Sanguessugas poderá notificar mais quatro parlamentares

CPI dos Sanguessugas começa a distribuir notificações aos parlamentares acusados

Ideli agradece votações expressivas obtidas por candidatos petistas