Ideli pede que senadores apurem denúncia de violência contra camponesas gaúchas
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) sugeriu aos senadores uma visita ao Rio Grande do Sul para apurar in loco denúncia da camponesa gaúcha Maraisa Palaska Porto, que acusou a Brigada Militar do Rio Grande do Sul de ter cometido violência contra mulheres camponesas, em manifestação contra a empresa sueco-finlandesa Stora Enzo. O episódio ocorreu na terça-feira (4).
As camponesas, explicou Ideli, já são ocupantes de terras em região de fronteira, no Rio Grande do Sul, e reivindicam a posse de terras compradas pela Stora Enzo, que teria utilizado "laranjas" para efetuar as transações imobiliárias, conforme a denúncia de Maraisa Palaska na Subcomissão Permanente dos Direitos da Mulher, nesta quinta-feira (6). A subcomissão é ligada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que tem como presidente o senador Paulo Paim (PT-RS).
- Estou preocupada com essa agressão, às vésperas do Dia Internacional da Mulher, e também com a ocupação de terras de fronteira por empresas estrangeiras. Por essa razão, sugiro ao senador Paim, presidente da comissão, esta visita dos senadores ao Rio Grande do Sul - justificou a senadora.
06/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores repudiam agressão a grupo de mulheres camponesas
Ideli comunica denúncia contra procuradores
Ideli pede repúdio a autor de violência
Ideli protesta contra investigação a partir de denúncia anônima
Ideli protesta contra "utilização eleitoreira" de denúncia do Ministério Público
MARINA DENUNCIA VIOLÊNCIA CONTRA ÍNDIOS