Ideli propõe redistribuição dos recursos do Fundef



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) apresentou projeto de lei propondo uma redistribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fudamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Ela pediu o apoio dos demais senadores à sua proposição, que amplia o volume de recursos a ser destinado à educação especial e às escolas rurais.

Pela proposta da senadora, o valor mínimo a ser repassado por aluno da educação especial é duplicado. Ela acredita que, desta forma, poderá haver um aumento da oferta de vagas e a inclusão dessa modalidade de ensino em escolas que ainda não a oferecem. Já as escolas situadas na zona rural teriam um acréscimo de 33% no valor que recebem por aluno.

- Sabemos que as escolas situadas na zona rural têm um custo mais elevado do que as instaladas no meio urbano. Por terem um número menor de alunos matriculados, exigem do estado ou da prefeitura um gasto maior. Isso tem gerado a urbanização, inclusive com o advento do transporte escolar. O resultado é que muitas escolas rurais têm sido fechadas - afirmou Ideli Salvatti.



17/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Polêmica da redistribuição dos recursos do petróleo já dura mais de três anos

Vital do Rêgo convida para manifestação a favor da redistribuição dos recursos do petróleo

Cristovam classifica como desastre redistribuição de 'royalties' sem recursos para educação

ADEMIR ANDRADE PROPÕE ALTERAÇÕES NO FUNDEF

LUIZ PONTES PROPÕE APERFEIÇOAMENTO DO FUNDEF

PONTES PROPÕE APERFEIÇOAR A FISCALIZAÇÃO DO FUNDEF