Ideli: Senado deve debater indícios de participação da CIA em investigações da Kroll sobre governo Lula
Ao comentar a matéria "Kroll recorreu à CIA para investigar governo Lula", publicada no último domingo pelo jornal Folha de S. Paulo, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) declarou nesta terça-feira (30) que "há fortes indícios de ingerência da CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, junto às autoridades brasileiras". Ela também disse que "o Senado não pode deixar de se debruçar sobre um assunto de tal gravidade", e sugeriu que a questão seja tratada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
De acordo com a Folha de S. Paulo, Frank Holder, que foi diretor da Kroll, teria recorrido no início do ano passado ao "chefe de operações da CIA" no Brasil, visando a obter informações sobre a posição do governo federal quanto à Brasil Telecom e à própria Kroll - a qual teria sido contratada pelo banqueiro Daniel Dantas para investigar autoridades brasileiras. Dantas, por meio do Banco Opportunity, disputava o controle da Brasil Telecom com a Telecom Italia e fundos de pensão de estatais brasileiras.
O jornal também afirma que Frank Holder "se tornou investigador particular após anos de experiências como espião da CIA", e que, após sua saída da Kroll, esta acabou movendo uma ação contra ele "por desrespeito a cláusulas contratuais".
Ideli, que é a líder do PT no Senado, ressaltou que as atividades da Kroll sob encomenda de Daniel Dantas envolveram investigações ilícitas de autoridades como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
A senadora ainda citou artigo do informativo eletrônico Alerta em Rede ("A "conexão verde" da Kroll"), que lança suspeitas sobre as ligações dessa empresa com a CIA no que se refere às atividades da Kroll na América do Sul.
30/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli contesta declarações de Jorge Bornhausen sobre governo Lula
Ideli pede rigor nas investigações sobre evasão de divisas
Senadores debatem participação da PF em investigações sobre Zoghbi
Ideli defende investigações sobre vazamento de sigilo bancário de caseiro
Casagrande: servidor aponta "indícios muito evidentes" de interferência na condução das investigações
Casagrande: servidor aponta "indícios muito evidentes" de interferência na condução das investigações