Ideli vai aguardar fim de investigação nos Estados Unidos para pedir CPI



Embora já tenha reunido assinaturas suficientes para respaldar pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) anunciou em Plenário nesta terça-feira (25) a decisão de aguardar o resultado da investigação do Ministério Público Federal nos Estados Unidos sobre a remessa ilegal de dólares para o exterior para, então, apresentar requerimento de abertura de processo investigativo no Senado.

Com exceção da bancada do PFL, 34 senadores dos demais partidos com representação na Casa referendaram, segundo informou, a proposta de uma CPI para apurar a evasão de divisas via contas CC5 operadas na agência do Banestado (Banco do Estado do Paraná) em Nova York. -Apesar de o pedido de CPI estar em condições de ser encaminhado, estamos tomando as medidas necessárias para subsidiar trabalhos futuros-, justificou.

O empenho da senadora petista na apuração de possíveis desvios nessas operações levou-a a se encontrar, há dez dias, como o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Na ocasião, foi informada que uma investigação em curso, suspensa em 2002, havia sido retomada e incluía um acordo de cooperação entre os governos brasileiro e norte-americano para a quebra de sigilo bancário de políticos e traficantes e a abertura de inquérito contra brasileiros suspeitos de participação em atividades ilegais.

Nesta quarta-feira (26), às 11h, Ideli Salvatti tem um encontro com o procurador da República no Distrito Federal Luiz Francisco Fernandes de Souza, que coordena os trabalhos pelo Ministério Público Federal. A conversa deve girar em torno do atual estágio da investigação realizada nos Estados Unidos. A intenção da senadora é, após a instalação da CPI, convidar Luiz Francisco de Souza a prestar esclarecimentos sobre o processo ao Senado.



25/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli saúda vitória do Brasil contra os Estados Unidos na OMC

Material radioativo embarca para os Estados Unidos

CRE APROVA EMBAIXADORES PARA ESTADOS UNIDOS E CUBA

ACM: ESTADOS UNIDOS NÃO TÊM AUTORIDADE PARA FALAR DE CORRUPÇÃO

CPI do Apagão Aéreo poderá pedir investigação na Anac, diz Demóstenes

Estabelecido cota para venda de açúcar aos Estados Unidos