JOSÉ IGNÁCIO PROPÕE ASSESSORIA EXTERNA PARA TRIBUNAIS DE CONTAS



O senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES) apresentou proposta de emenda constitucional obrigando a realização de auditorias independentes para subsidiar as atividades dos tribunais de contas de todo o país. O projeto será apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

De acordo com o parlamentar, a jurisdição dos tribunais de contas abrange "um universo muito grande de órgãos e instituições públicas e privadas, tornando quase impossível, mesmo com o auxílio de outros órgãos de auditoria e fiscalização do âmbito público, o desenvolvimento de um trabalho de fiscalização e controle eficiente".

José Ignácio entende, ainda, que as dificuldades de fiscalização crescem com as carências de pessoal e "a questão da influência política". O senador capixaba confia em que a contratação de serviços de auditoria independente poderá "mais facilmente concretizar uma atuação eminentemente técnica".

A possibilidade de aperfeiçoamento das atividades de fiscalização e controle da administração pública, pelo intercâmbio entre profissionais das áreas pública e privada, é outro ponto positivo apontado pelo senador em defesa da aprovação de sua emenda. Ele destaca, finalmente, que essa assessoria de auditores independentes "não trará qualquer demérito aos tribunais, que continuarão a exercer, em sua plenitude, as competências constitucionais que lhe foram conferidas".



18/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSÉ IGNÁCIO QUER MULHERES NOS TRIBUNAIS SUPERIORES

JOSÉ IGNÁCIO PROPÕE NOVO SEGURO PARA ACIDENTES DE TRABALHO

JOSÉ IGNÁCIO PROPÕE PENAS MAIS SEVERAS PARA SEQÜESTRO

Alvaro Dias propõe concurso público para conselheiros dos Tribunais de Contas

MAGUITO PROPÕE INCORPORAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS MUNICIPAIS PELOS ESTADUAIS

JOSÉ IGNÁCIO PROPÕE AGILIZAR PROCESSOS JUDICIAIS DE PENAS LEVES