Implementação do Código Florestal deve ser acompanhada, alertam senadores da CMA



Os senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) fizeram um alerta, nesta terça-feira (5), para a necessidade de o Congresso acompanhar a implementação do Código Florestal para que a lei não fique apenas no papel.

O presidente da comissão, Blairo Maggi (PR-MT), afirmou ser importante dirimir todas as dúvidas para que os setores produtivos possam aderir às novas regras, questionadas por algumas ações judiciais. Já o senador Jorge Viana (PT-AC) sugeriu que seja feito um calendário de acompanhamento.

– Se nós não implementarmos esse Código, se o CAR [Cadastro Ambiental Rural] não virar uma realidade imediatamente, se os estados, municípios e a própria União não se envolverem na implementação dessa lei, ela pode correr o risco de virar mais uma lei que não saiu do papel. E isso, esta comissão não pode permitir – disse Viana.

Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), ex-presidente da CMA, a implementação do Código Florestal brasileiro é um grande desafio na agenda ambiental.

O trabalho de Rollemberg para viabilizar a aprovação do projeto que resultou no Código Florestal foi destacado pelos senadores, que também elogiaram sua atuação na presidência da CMA nos últimos dois anos.



05/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana defende implementação do Código Florestal

Jorge Viana comemora implementação de medidas do novo Código Florestal

Código Florestal deve atender especificidades regionais e locais, dizem senadores

Debatedores do Código Florestal alertam para queda na produção e êxodo rural

Votação de MP do Código Florestal deve ser adiada

Mp do Código Florestal deve ser votada em maio