Instituições públicas e privadas
Além dos programas de bolsas de instituições ligadas ao governo brasileiro, estudantes estrangeiros podem optar por escolas particulares ou públicas e arcar com os custos dos cursos e moradia. Para atrair esse público, alguns centros de ensino têm programas específicos, com aulas ministradas em inglês.
O estrangeiro que tiver interesse em investir na formação profissional no Brasil deve buscar informações sobre as instituições e verificar se são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). No site do e-MEC é possível pesquisar as instituições e os cursos oferecidos.
O Ministério da Educação também faz uma avaliação sobre a qualidade do ensino. Todos os anos o órgão divulga o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), que considera, em sua composição, a qualidade dos programas de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Acesse aqui a lista.
Idioma
Para ser aceito em universidades brasileiras, o estrangeiro deve ter conhecimento da língua portuguesa. Para comprová-lo, deve se submeter a um exame reconhecido internacionalmente, chamado Celpe-Bras. O certificado, aceito por empresas e instituições, tem quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
Fonte:
MEC
26/04/2012 16:34
Artigos Relacionados
MP permite que BB e CEF adquiram instituições financeiras públicas e privadas
Prouni abre inscrições para instituições privadas
Instituições privadas de ensino poderão investir até 15% em pesquisa
Mais 69 cursos superiores são abertos em instituições privadas do País
Projeto obriga instituições privadas de ensino a investir em pesquisa
Programa de bolsas abre período de adesão para instituições privadas