Integrantes dos Ministérios Públicos estaduais poderão escolher procuradores-gerais
Os Ministérios Públicos estaduais e do Distrito Federal poderão passar a escolher seu procurador-geral dentre os integrantes da carreira, por meio de eleições, para mandato de dois anos, permitida uma recondução. Proposta de Emenda à Constituição (PEC 31/09) com essa finalidade foi aprovada nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A proposta, de autoria do então senador Expedito Júnior (PR-RO), determina que o procurador-geral seja apenas nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, após a escolha pelos integrantes do MP. Tal procedimento, argumenta o autor, já é adotado pelos Tribunais de Justiça e Tribunais de Contas Estaduais, bem como pelas Assembléias Legislativas, o que reforça o caráter independente em relação ao Executivo.
O relator da matéria, senador Pedro Simon (PMDB-RS), destacou em seu parecer, lido pelo senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA), ser importante a autonomia do MP como forma de assegurar a essa instituição a livre atuação tanto em âmbito administrativo como funcional. Para isso, argumentou Simon, é necessário que o órgão não esteja numa condição de subordinação, especialmente em relação aos poderes Judiciário e Executivo.
O autor, ao justificar a PEC, lembrou que o Ministério Público pertencia à estrutura do Poder Executivo, o que foi alterado pela Constituição de 1988. Para ele, a escolha dos procuradores-gerais com base em lista tríplice elaborada pelos membros da própria instituição, prevista na Constituição, já significa um avanço, pois a limita, em parte, a discricionariedade do chefe do Executivo.
10/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Procuradores-gerais de Justiça poderão ser escolhidos em eleição direta por membros do MP
Começam eleições para escolher integrantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil
Marfan defende na CCJ nova forma de escolha de procuradores-gerais
CCJ APROVA RECONDUÇÃO ILIMITADA DE PROCURADORES-GERAIS DO TRABALHO E DA JUSTIÇA MILITAR
Renan é apresentado aos novos membros do Fórum Nacional dos Procuradores Gerais das Capitais
Idosos poderão escolher assentos em viagens gratuitas