Interlegis já alcança mil municípios



O diretor do Interlegis, Paulo Fontenele e Silva, anunciou na manhã desta segunda-feira (5), em Campo Grande (MS), a milésima adesão de um município ao Programa Interlegis. O programa, que este mês completa três anos de existência, interliga, por meio de computadores, Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas de todo o país ao Poder Legislativo Federal.

O diretor do Interlegis foi à capital sul-mato-grossense assinar convênios para o ingresso de 22 municípios do estado no programa. Cada um deles receberá um micro-computador, uma impressora e um modem para poder conectar-se ao Portal Interlegis.

O programa já funciona em 612 Câmaras de Vereadores de todo o país, além de estar presente nas Assembléias Legislativas, no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e no Tribunal de Contas da União (TCU). Outros 405 convênios foram assinados e aguardam a instalação das máquinas.

- O objetivo do Interlegis é chegar ao fim do ano a 1.900 municípios brasileiros - afirmou Fontenele e Silva.

O diretor do Interlegis informou que, com o Portal do Legislativo, as Câmaras Municipais de todo o país podem ter acesso a informações que possibilitarão uma melhor qualidade do processo legislativo em todo o país. De acordo com Fontenele e Silva, o programa tem um custo total de US$ 40 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Banco planeja levar a experiência, única no mundo, para outros países.

A solenidade de assinatura dos 22 novos convênios com municípios sul-mato-grossenses ocorreu na Câmara dos Vereadores de Campo Grande. O presidente da Casa, Nelson Trad Filho (PTB), parabenizou o presidente do Senado Federal, Ramez Tebet, -por fomentar cada vez mais- o projeto do Interlegis, que aproxima o Legislativo da comunidade em geral.

Na solenidade desta segunda-feira, foram assinados convênios para o ingresso, no programa Interlegis, dos municípios de Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Corguinho, Coronel Sapucaia, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Inocência, Jateí, Ladário, Maracaju, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Pedro Gomes, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste e Taquarussu.



05/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Interlegis vai atender 2.500 municípios em 2003

Interlegis desenvolve Portal Modelo para municípios

Interlegis apresenta projeto de legislação básica para municípios em videoconferência

Interlegis deve atingir 2 mil municípios ainda em 2003, anuncia Agaciel Maia

Para 900 municípios, computador doado pelo Interlegis foi o primeiro do serviço público local

Lula alcança 58%; Serra tem 32%