Iris de Araújo denuncia destruição de Monumento aos Povos Indígenas
A senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) denunciou nesta segunda-feira (14) que o Monumento às Nações Indígenas, um conjunto de 500 tótens do artista plástico goiano Siron Franco, está sendo destruído pela ação de vândalos e completamente abandonado, sem que nenhum órgão público tome providências.- O monumento vem servindo de abrigo para marginais que utilizam o local para o consumo de drogas e a prática de outros atos ilícitos na calada da noite, agindo livremente, quase sempre sem serem incomodados pelas forças policiais - disse a senadora. O Monumento às Nações Indígenas fica no Setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. A senadora informou que soube da situação da obra de Siron Franco pela leitura do jornal
Diário da Manhã, de Goiânia, e foi ao local checar o que lera na reportagem. - O que vi foram exatamente os escombros de uma terra arrasada, como se ali não houvera um dia uma bela e esplendorosa manifestação de um artista que ousou homenagear os também esquecidos e abandonados povos indígenas de um país que não valoriza as suas raízes e a essência de sua formação - disse a senadora. O Monumento às Nações Indígenas foi inaugurado em 1992 e suas peças estão sendo também roubadas para a venda. - Imagino a imensa tristeza e decepção do artista diante do extermínio de sua obra, diante da falta de respeito para com o seu magnífico trabalho - disse. Iris lembrou que Siron Franco é goiano da cidade de Goiás, a antiga capital, e é reconhecido internacionalmente, com várias exposições no exterior e obras espalhadas por coleções e acervos de museus na Europa e nas Américas.
- Desta forma, quero fazer publicamente um apelo ao Ministério da Cultura e ao governo de Goiás para que salvem esse patrimônio artístico da cultura brasileira, garantindo a sua reconstrução e, principalmente, a sua segurança - disse.
14/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
TIÃO VIANA QUER PROVIDÊNCIAS CONTRA A DESTRUIÇÃO DE MONUMENTO INDÍGENA
Representante dos povos Kaingang diz que Estado deve tratar com dignidade as diferenças dos povos indígenas
Iris de Araújo se despede do Senado
Garibaldi homenageia Iris de Araújo
Iris de Araújo lança livro no Senado
Iris de Araújo defende negociação de reforma