Íris de Araújo protesta contra indiferença de médico com grávida em hospital carioca
Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (31), a senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) protestou contra caso relatado pelo jornal carioca O Dia, segundo o qual um médico teria ignorado, no último sábado (26), uma mulher grávida que estava em trabalho de parto em uma das escadas do Hospital Estadual Rocha Faria, na cidade do Rio de Janeiro.
Íris destacou que a matéria publicada pelo jornal apresenta uma foto, na qual se vê "a moça, já em trabalho de parto, contorcida por dores e jogada no canto de uma escada do hospital, sem atendimento; e, no outro canto da mesma escada, e no mesmíssimo degrau em que a parturiente se debatia, a figura de um médico, de jaleco e crachá, passando por ela, mas se espremendo do outro lado e virando o rosto para, simplesmente, ignorá-la".
- Essa cena atira ao chão o comprometimento médico com, como diz determinado trecho do juramento de Hipócrates, "o mais alto respeito à vida humana, desde sua concepção" - disse ela, acrescentando que "o direito à vida acabou vencendo, porque o bebê nasceu e sobreviveu".
Para a senadora, este e outros casos recentes de violência representam sinais de que "a nossa sociedade está doente; carece de princípios, valores, critérios, rumos, esperança e fé". Por causa disso, seria necessário, segundo ela, "redescobrir o sentido da conduta nacional".
31/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Iris de Araújo clama por um mutirão contra a violência do crime organizado
ÍRIS PROTESTA CONTRA DENÚNCIAS INFUNDADAS
Iris Rezende protesta contra preço baixo do leite
Iris de Araújo se despede do Senado
Garibaldi homenageia Iris de Araújo
Iris de Araújo lança livro no Senado