ISO 26000 é aprovada em Copenhague



A versão final da norma ISO 26000 de Responsabilidade Social acaba de  ser aprovada, em reunião realizada em Copenhague, na Dinamarca. A  partir de agora, começam os preparativos visando à publicação do  documento. A aprovação foi anunciada na reunião plenária do Grupo de  Trabalho sobre Responsabilidade Social da ISO, liderado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo SIS, organismo de normalização da Suécia.

Os participantes aplaudiram o desempenho da delegação brasileira no  desenvolvimento da norma e as parcerias firmadas ao longo de quase dez anos.

ISO é a sigla para International Standardization Organization, em português Organização Internacional para Padronização, e aglomera os grêmios de padronização/normalização de 148 países. A ISO aprova normas internacionais de padronização de procedimentos e de qualidade do produto final em diversos campos técnicos.

A norma ISO 26000 funcionará para garantir que a padronização valorize aqueles com sério interesse em responsabilidade social. Terá como campo prioritário a aplicação no ambiente corporativo, mas será dirigida a todos os tipos de organização. O documento será uma norma internacional que fornecerá diretrizes e não terá propósito de certificação de terceira parte.

"A ISO 26000 é marcada por características muito especiais e uma delas  se destacou antes mesmo que os trabalhos de sua elaboração fossem  iniciados. A ISO surpreendeu o mundo ao instituir o sistema de  twinning, que coloca um país desenvolvido e outro em desenvolvimento  no mesmo plano, com uma só missão”, destacou o diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso.

Ele lembrou que, desta forma, o Brasil pôde contar com o SIS da Suécia como parceiro na liderança do Grupo de Trabalho sobre Responsabilidade  Social da ISO. “São países muito diferentes, mas com objetivos iguais,  por isso têm muito a contribuir”, afirmou. Desde 2006 a ABNT tem realizado seminários e workshops no Brasil, que  mobilizam todas as categorias de lideranças antes das reuniões da  ISSO, que têm oferecido subsídios valiosos para o  alinhamento da posição brasileira neste foro internacional.

“A ABNT, assim como todo o Brasil, acredita no poder transformador da  norma ISO de Responsabilidade Social. Temos orgulho de participar  deste trabalho, de poder avançar etapa por etapa, na certeza de que,  mais do que uma norma, estamos construindo uma ponte para o futuro das  próximas gerações, com mais justiça e respeito ao ser humano.”

Fonte:
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

 



21/05/2010 20:43


Artigos Relacionados


Petrobras e ABNT lançam a ISO 26000 no Brasil

Petrobras e ABNT realizam seminário sobre a ISO 26000

Cristovam: 'Não esperem muito de Copenhague'

Demóstenes diz que "Brasil vai a Copenhague às cegas"

Serys diz esperar bons resultados em Copenhague

Senadores brasileiros participam da conferência em Copenhague