Jader pede conclusão de obras no setor de energia no Pará



Em nome da população do Pará, o presidente do Senado, Jader Barbalho, manifestou nesta terça-feira (dia 15) a expectativa de que o governo federal cumpra com suas obrigações em investimentos no segundo "linhão" de Tucuruí, construa a hidrelétrica de Belomonte e restaure o Rio Tocantins, medidas que contribuirão para solucionar o problema da falta de energia no país. O senador afirmou que a população do Pará está inconformada com a possibilidade de o estado ser incluído no programa de racionamento, já que o Pará é o quinto maior produtor e o terceiro exportador de energia do país.

O senador lamentou que o estado só não tenha contribuído mais pela falta de planejamento do governo em investir nessas obras necessárias para o setor energético. Jader considerou inacreditável que a área de planejamento do governo não tenha tido a capacidade de prever que a ausência de investimentos no setor levaria o país a reduzir o seu crescimento econômico e ter como conseqüência a queda na geração de empregos, a ampliação dos problemas sociais e o comprometimento da qualidade de vida da população. Ele ressaltou que é "impossível haver planejamento de desenvolvimento com falta de energia".

- Não posso entender que todas as previsões de crescimento do país não tenham passado na área econômica do governo pela verificação da necessidade de investimentos para o setor energético. Considero quase que imperdoável o que está acontecendo hoje nessa área - afirmou.

Com a participação do Congresso e da sociedade, Jader disse esperar que o governo encontre alternativas para atenuar esse quadro. O presidente do Senado defendeu um mutirão nacional para tentar solucionar o problema da falta de energia.

15/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro pede conclusão de obras de hidrovia no Pará

Jader pede indicações para comissão que debaterá crise de energia

Mão Santa pede conclusão de obras federais no Piauí

Ademir Andrade pede conclusão de obras em Tucuruí

Mão Santa pede conclusão de obras inacabadas no Piauí

Renato Casagrande pede conclusão de obras no aeroporto de Vitória