Jefferson diz que sociedade rejeita submissão



O senador Jefferson Peres (AM), líder do PDT, afirmou nesta segunda-feira (5) à Agência Senado que a pesquisa Datafolha sobre a opinião dos eleitores em relação ao desempenho do Congresso Nacional em 2003 é correta, pois "reflete o que o que se sente na sociedade". O senador acredita que a má imagem do Parlamento junto à sociedade decorre hoje mais da "subserviência e submissão" ao Poder Executivo, "que sempre existiu nos governos passados e que não mudou no governo Lula".

A pesquisa de opinião pública, que entrevistou cerca de 12 mil pessoas no final da primeira quinzena de dezembro, indicou que somente 24% dos entrevistados consideram ótima ou boa a atuação do Legislativo. Em contrapartida, 46% apontaram o desempenho como regular e 22% como ruim ou péssimo. Consulta idêntica realizada em dezembro de 2002, logo após as eleições, apontava que 57% dos brasileiros tinham uma expectativa otimista em relação ao trabalho do Congresso no ano que terminou.

- Quando o Congresso Nacional aprova tudo o que o Executivo manda e a sociedade percebe que essa submissão decorre não de fatores políticos, mas de fisiologismos, da troca de favores e de cargos, isso é arrasador para o Parlamento. É claro que a maioria da opinião pública condena essas práticas - avalia o senador amazonense.



05/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres condena excesso de MPs e submissão do Legislativo ao Executivo

Jefferson Péres diz que reação do governo à decisão de Evo Morales foi "um ato de submissão"

Jefferson: submissão do governo pode levar país a entregar o Acre à Bolívia, caso Morales peça o estado de volta

Magno Malta diz que sociedade rejeita boa parte do projeto do novo Código Penal

Jefferson Péres rejeita corporativismo e "jogo de empurra" no combate à violência

Senado rejeita proposta de Jefferson Péres, de autonomia total para procuradorias estaduais