Jefferson Peres acha que governo do PT é uma das últimas esperanças de sociedade melhor



O senador Jefferson Peres (PDT-AM) acha que o governo do PT é uma das últimas esperanças de implantação no Brasil de um projeto político baseado na solidariedade, na ética e nos valores humanistas.

- É uma chance histórica, que não pode ser desperdiçada. É preciso um compromisso sólido com a honestidade, a solidariedade e a ética, em substituição a uma desumana sociedade de consumo e a um ambiente político baseado no interesse pessoal ou de grupos - disse o senador.

Jefferson Peres acredita que os índices de corrupção no setor público no Brasil, por exemplo, não significam que os brasileiros são naturalmente mais corruptos do que europeus ou norte-americanos.

- Claro que não é isso. O problema brasileiro é que as instituições ainda são frágeis demais, e nesse caso prevalece uma tolerância com a corrupção e a sonegação fiscal que é histórica. Nos Estados Unidos, se um Bill Gates, se a filha ou filho de um presidente da República sonegar ou roubar, vão presos, não há contemplação. Aqui, ainda há uma enorme impunidade quando o crime é cometido por alguém da elite nacional - disse.

O senador acredita que o dinheiro público roubado no Brasil nos últimos 50 anos seria suficiente para erradicar a miséria do país. E deu um exemplo: foram encontrados US$ 33 milhões em contas numeradas na Suíça em nome de fiscais do estado do Rio de Janeiro.

- Se os fiscais obtiveram propinas neste valor, o desvio, a sonegação que acobertaram, deve atingir pelo menos a US$ 300 milhões - avaliou.

Segundo Jefferson Peres, a cultura da tolerância permite, por exemplo, que até hoje existam parlamentares que apresentam emendas ao orçamento, que resultam em obras em sua base, e que serão executadas por empreiteiras que pertencem a eles mesmos, de forma superfaturada, em conluio com prefeitos.

- Isso foi bastante reduzido e controlado, mas ainda existe - disse.

O senador acrescentou que a sonegação, por exemplo, é um crime gravíssimo, mas no Brasil é vista como -crime menor-.

- A sonegação tem que ser punida com a máxima severidade, com cadeia, porque é toda a sociedade que está sendo roubada, são hospitais e escolas que deixam de ser construídos - finalizou.



14/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon: melhor homenagem a Jefferson Péres é seguir seus exemplos

Alcântara acha que lista do governo para votações deve ser melhor discutida

Jefferson Péres: "O governo fez uma tremenda bobagem"

Jefferson Péres: governo FHC está acabando em pesadelo

Jefferson Péres: governo exagerou ao lotear cargos

JEFFERSON PÉRES APONTA FALTA DE AÇÃO DE GOVERNO