Jefferson Péres: governo exagerou ao lotear cargos
Os problemas ocorridos na área de saúde indicam que o governo exagerou ao lotear cargos, conforme alerta feito pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse esperar que os efeitos das indicações sirvam de lição ao governo. Jefferson se declarou contrário ao preenchimento de cargos públicos por indicação política, principalmente em órgãos ligados à saúde e à Receita Federal.
Jefferson Péres citou os problemas enfrentados na Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e no Instituto Nacional do Câncer (Inca), em que a coordenadora de administração, Zélia Abdulmacih, foi acusada de incompetência e de responsável pela falta de medicamentos no hospital.
Ao mencionar afirmação do ministro da Saúde, Humberto Costa, de -que quem for nomeado pelo governo tem de ter um lado-, Jefferson Péres declarou que o único lado que o funcionário deve ter é o da fidelidade ao serviço público, como deve ser em um país civilizado.
O senador revelou ainda que, por ser contrário a indicações partidárias, recusou oferta do governo para indicar pessoas para o Correio do Amazonas e então se reuniu com os funcionários para a eleição de uma lista tríplice, que foi enviada ao governo. Por questão de princípio, afirmou, não queria que o Correio fosse transformado em uma agência eleitoral.
- Eu gostaria muito que o Brasil tivesse um corpo burocrático profissionalizado, imune a pressões e ingerências políticas - disse.
02/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Péres defende reestruturação do Plano de Cargos e Salários de servidores do Judiciário
Jefferson Péres: "O governo fez uma tremenda bobagem"
Jefferson Péres: governo FHC está acabando em pesadelo
JEFFERSON PÉRES APONTA FALTA DE AÇÃO DE GOVERNO
JEFFERSON PÉRES AVISA QUE GOVERNO PODE PERDER NOVAMENTE
JEFFERSON PÉRES APONTA CORREÇÃO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA DO GOVERNO