JEFFERSON PÉRES ALERTA SOBRE RISCO DE AÇÃO PREDATÓRIA DE MADEREIRAS
O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) advertiu hoje (dia 20) que o país precisa ter muita cautela com a chegada de multinacionais que exploram madeira e tomar providências que evitem, na Amazônia, "o desastre ecológico que essas madeireiras provocaram em algumas regiões do sudeste asiático".
Jefferson Péres fez questão de esclarecer que a sua atitude não traz "nenhum sentimento de xenofobia", pois reconhece a necessidade do capital estrangeiro no processo de globalização. A seu ver, entretanto, a inserção do Brasil no mercado mundial não pode ser feita sem os cuidados que preservem os interesses nacionais.
Na opinião do senador, o Ibama embora "jure que essas empresas terão que cumprir planos de manejo florestal, não tem capacidade de fazer o monitoramento desses projetos, em razão da escassez de recursos humanos com que conta. "Uma dessas madeireiras adquiriu há dois anos uma reserva de mais de um milhão de hectares, uma área do tamanho de um país como o Líbano", explicou.
Conforme Jefferson Péres, se ocorrer a destruição de grande parte da mata ciliar protetora das margens dos rios da região, a Amozônia conhecerá as mesmas enchentes destruidoras que afetam outras regiões do país. "O manejo florestal na Amazônia ainda é algo que precisa ser testado com experiências que ainda não foram feitas. Não se sabe se o manejo adotado em outras regiões do globo será adequado para a Amazônia", afirmou.
Ele louvou a atitude adotada pela Câmara de prorrogar os trabalhos da comissão que trata do assunto e sugeriu que também o Senado crie uma subcomissão para fiscalizar a implantação e a atuação dessas madeireiras na Amazônia. Ele considerou preocupante a posição adotada pelo governo na reunião de Harare, no Zimbábue, quando o Brasil "se absteve de votar e permitiu que fosse rejeitada a proibição de extração do mogno".
20/06/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Péres alerta para gravidade de denúncias sobre evasão de divisas
Jefferson Péres alerta presidente Lula sobre riscos na composição do novo governo
Para Jefferson Péres, trabalhadores correm risco com mudanças que flexibilizam CLT
JEFFERSON PÉRES APONTA FALTA DE AÇÃO DE GOVERNO
JEFFERSON PÉRES VÊ "SINAL DE MUDANÇA" EM AÇÃO DE PROCURADORES CONTRA BRINDEIRO
Jefferson Péres alerta para erosão da autoridade