Jefferson Péres cobra de Jader votação de empréstimo pedido pelo BC
Jefferson Péres lembrou que o empréstimo, pedido pelo Banco Central (BC), tem o objetivo de dar maior lastro ao país, que está à beira de uma grave crise cambial. Ele disse que parte da imprensa atribuiu o atraso a uma retaliação de Jader Barbalho, que teria se indisposto com Armínio Fraga, presidente do BC. Fraga aconselhara ao Ministério Público que prosseguisse nas investigações sobre o suposto envolvimento de Jader no desvio de verbas do Banco do Estado do Pará (Banpará).
- Não quero crer nesta versão, de que o presidente do Senado tenha cometido um primarismo desta natureza. Mas o ocupante de um cargo público não tem apenas que ser, tem que parecer - disse, aconselhando Jader a evitar situações como esta realizando uma triagem dos projetos importantes.
Jefferson afirmou que tanto o presidente do BC quanto o do Senado são irrelevantes diante dos interesses do país. Afirmando ter intenção de colaborar, ele pediu impessoalidade e transparência e propôs à Mesa que se reúna semanalmente para definir a pauta com antecedência, considerando os itens que têm urgência.
Em resposta, Jader, que chegou ao Plenário no momento em que o senador pelo Amazonas discursava, afirmou que não teve qualquer responsabilidade no atraso da apreciação do projeto.
- O governo tem tanto interesse neste empréstimo que até agora o Executivo não enviou os originais, que precisam acompanhar a tramitação deste assunto - disse Jader, agradecendo a colaboração de Jefferson Péres e manifestando estranheza por não ter recebido nenhuma comunicação de ministros ou lideranças do governo quanto à importância do empréstimo junto ao Bird.
22/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jader não é obrigado a depor, diz Jefferson Péres
Jefferson Péres diz que depoimento de Jader pode ser antecipado
Jefferson Peres diz que Jader está praticamente eleito
Garibaldi admite equívoco ao atender pedido da viúva de Jefferson Péres
Jefferson Péres cobra seriedade na discussão do excesso de medidas provisórias
CAE ADIA VOTAÇÃO SOBRE PEDIDO DE EMPRÉSTIMO