Jefferson Peres diz que Jader está praticamente eleito



O lançamento da candidatura do senador Arlindo Porto (PTB-MG) à Presidência do Senado, com o apoio do PFL, praticamente garante a vitória de Jader Barbalho (PMDB-PA), avaliou o candidato do Bloco Oposição, Jefferson Péres (PDT-AM).

- Somente um milagre alteraria a tendência de vitória de Jader, e este milagre seria uma crise de consciência entre os senadores do PFL - disse Jefferson.

Outra conseqüência da decisão do PFL será, conforme o senador da oposição, "a morte da candidatura de Inocência de Oliveira" à Presidência da Câmara. "Isso derruba o mito de que o PFL é um partido unido", comentou.

Jefferson Péres também comentou a afirmação do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), para quem o fato de a candidatura oposicionista ter apenas 16 votos significa que estaria servindo de sublegenda para o PMDB. "Muito me agrada que o senador Bornhausen não apóie a nossa candidatura. O PFL sempre foi sublegenda de todos os governantes", disse Jefferson Péres.

A líder do Bloco Oposição, senadora Heloísa Helena (PT-AL), disse que uma eventual vitória de Jader deve ser debitada ao PFL, em virtude da decisão do partido de não apoiar Jefferson Péres. "O PFL tinha condições de alterar o quadro da sucessão apoiando a candidatura da oposição", disse a senadora, que garantiu a manutenção da candidatura oposicionista. "Não podemos admitir qualquer veto a Jefferson Péres".

No PSDB, o sentimento é de que o quadro já está definido. O líder do partido, Sérgio Machado (CE), garantiu que os 14 senadores tucanos votarão em Jader. Ele recordou que todos os parlamentares da bancada assinaram um documento favorável ao candidato do PMDB. "Temos um compromisso e somos partido de cumprir a palavra. Jader ganhará por muitos votos".

Um dos nomes cogitados pelos pefelistas como alternativa à candidatura de Jader, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) admitiu ter sido sondado, mas garantiu que o PSDB cumprirá o acordo feito com o PMDB "Eu não posso ser um candidato que crie dificuldades ao meu partido. Aceitaria, se tivesse sido lançado por uma fração representativa do PSDB", disse o senador cearense, que declarou seu voto em Jader.

13/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jader não é obrigado a depor, diz Jefferson Péres

Jefferson Péres diz que depoimento de Jader pode ser antecipado

Jefferson Péres cobra de Jader votação de empréstimo pedido pelo BC

Jefferson Péres: a alma do PT está morta

Jefferson Péres: governo FHC está acabando em pesadelo

Jefferson Péres: discursos ruins de Lula mostram que "o rei está nu"