Jefferson Péres comemora julgamento dos "mensaleiros" pelo STF
Ao comemorar o julgamento dos "mensaleiros" no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Jefferson Péres (PDT-AM) classificou como "emblemático" o resultado até o momento e disse que a decisão dos ministros dá um alento enorme à sociedade brasileira. Lembrando que quase todas as decisões foram tomadas por unanimidade, Péres assinalou que houve o reconhecimento da existência de vários crimes: corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.
- Não cabe mais o discurso de que não houve crime e que tudo não passava de exagero da imprensa, coisa de oposição raivosa ou conspiração das elites. Corrupto é corrupto. Uns desviam dinheiro público para pagar campanhas eleitorais, outros para riqueza pessoal. Qual é a diferença ética? Do ponto de vista moral, não há diferença nenhuma. São todos corruptos - afirmou.
Péres também elogiou a entrevista dada pelo presidente Lula ao jornal O Estado de S. Paulo, onde garante que não será candidato a um terceiro mandato presidencial. Para o senador, com essa entrevista Lula desautorizou todos os bajuladores que tentavam implantar o chavismo [referência a Hugo Chávez, presidente da Venezuela] no Brasil.
- Terceiro mandato nunca! Se tentarem, fiquem sabendo que a reação da sociedade será avassaladora - advertiu.
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse, em aparte, que aqueles que pensavam que o episódio do "mensalão" poderia acabar em pizza, já viram que acabou se transformando em um churrasco, "com carne queimada para todo lado". Heráclito também ressaltou o valor do instituto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), lembrando que o STF está apurando o que o Senado investigou.
O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que a partir desse julgamento nasce a esperança de que o bem vai vencer o mal.
28/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Péres diz que está sendo discriminado pelo Ministério da Educação
Jefferson Péres discorda de sistema de cotas proposto pelo governo
Jefferson Péres cobra de Jader votação de empréstimo pedido pelo BC
Marco Maciel apresenta voto de pesar pelo falecimento de Jefferson Péres
Jefferson Péres diz ser contrário à proposta de demissão de juízes pelo Conselho de Justiça
Paim lembra participação de Jefferson Péres na "longa caminhada pelo fim da ditadura"