Jefferson Péres diz que aprova CPMF mas quer desoneração progressiva



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse nesta quarta-feira (17) que vai votar a favor da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Na sua avaliação, o PDT tem consciência de que o governo não pode dispensar a receita que o referido imposto proporciona.

- E estou dizendo isso não para agradar o governo Lula, pois se estivesse no Planalto Fernando Henrique Cardoso ou Leonel Brizola, teria dito a mesma coisa - afirmou o senador.

Em seu discurso, Jefferson Péres reconheceu que muitos eleitores se manifestam contra a CPMF por e-mail.

- Às dezenas de pessoas que me mandam e-mails e dizem "vote contra a CPMF, senão não voto mais no senhor", para elas eu digo "não votem em mim" - declarou.

Jefferson Péres disse que o Senado viveu um "momento luminoso" na manhã desta quarta-feira, quando ocorreu a reunião entre o presidente em exercício da Presidência da República, José Alencar, e os líderes partidários e presidentes de comissões. Segundo o senador, Alencar não veio ao Senado apenas para demonstrar seu apreço pelo Legislativo, mas para pedir, sem barganhar, que a prorrogação da CPMF seja aprovada.

- Na reunião de hoje foi feita política com "p" maiúsculo; política como eu gosto e como eu sei fazer. Tenho horror, alergia, urticária à politicalha que se praticou no Senado nos últimos cinco meses - afirmou.

O senador informou que, na reunião, o PDT apresentou uma sugestão para redução da alíquota da CPMF já a partir do próximo ano, ao contrário da proposta do governo de diminuir a alíquota a partir de 2011. A proposta dos pedetistas é que a alíquota caia para 0,35% já no próximo ano, 0,30% em 2009, 0,25% em 2010 eestacione em 0,20% em 2011.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu, em aparte, que se encontre uma maneira de separar a CPMF e a Desvinculação de Receitas da União (DRI) sem prejudicar a tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a CPMF. Ele assinalou que a DRU "rouba, todos os anos, dinheiro da educação".



17/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres chama de "fascistóides" partidos que criticam o PDT por apoiar a prorrogação da CPMF

Jefferson Péres quer auditoria do TCU na Prefeitura de Coari

Raupp admite negociar faixas de isenção da CPMF e redução progressiva da contribuição

Jefferson Péres quer a demissão de José Dirceu: "Ele errou"

JEFFERSON PÉRES QUER PRESSA NOS PROCESSOS CONTRA PARLAMENTARES

Jefferson Péres quer saber quanto o Senado gasta com viagens