Jefferson Péres quer saber quanto o Senado gasta com viagens
Lembrando a polêmica em torno da viagem da ministra da Ação Social, Benedita da Silva, a Buenos Aires, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) anunciou nesta terça-feira (21) que encaminhará requerimento ao presidente José Sarney solicitando informações sobre as viagens ao exterior realizadas por parlamentares às custas do Senado. O requerimento solicita que sejam informados o total de gastos, os destinos, as razões, os objetivos e quais senadores viajaram.
- É preciso estabelecer regras. As viagens não podem ficar acontecendo sem nenhuma transparência e dependendo apenas do arbítrio do presidente, que escolhe quem vai viajar. Sei que é uma coisa antipática, mas é necessário, se quisermos ter autoridade moral para criticar o Executivo - afirmou.
Jefferson Péres sugeriu que as viagens em missão parlamentar passem pelo crivo da Comissão Permanente afim com o objetivo da viagem.
- Acredito que as viagens são necessárias e positivas pela oportunidade de conhecimento e troca de experiências. Mas é preciso um controle maior que apenas a vontade e a escolha do presidente - frisou.
O senador disse também que a ministra Benedita cometeu -um desvio ético e devia ser demitida-. Para ele, o governo está sendo benevolente com a ministra. Prevenindo-se contra possíveis acusações de racismo e machismo, Jefferson Péres disse que mesmo se a ministra fosse -homem, louro, de olhos azuis, católico e milionário-, ainda assim teria a sua condenação.
21/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
SESSÃO PLENÁRIA/Bernd quer saber quanto governo gasta com assentamentos
Jefferson Péres: Itamaraty deve ser mais cuidadoso ao definir viagens presidenciais
Jefferson Péres: "Atlas de Saneamento" revela disparidades regionais quanto ao uso da água
Tasso quer saber quanto o Ministério dos Esportes gastou em passagens
Jefferson Péres quer Senado como centro das discussões do país
Alvaro Dias diz que governo gasta mais em viagens do que em investimentos