Jefferson Péres diz que Congresso nunca passou por tanta humilhação
Ao confessar que na semana passada sentiu tristeza por ser membro do Congresso Nacional, quando o advogado Sérgio Weslei da Cunha, em acareação na CPI do Tráfico de Armas, disse aos deputados que na Câmara dos Deputados se aprendia rápido a prática da malandragem, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) afirmou que nunca o Parlamento passou por tamanha humilhação. Ele acrescentou que o pior é que a humilhação talvez seja merecida.
- Os deputados assumiram uma posição equivocada quando pensaram que poderiam insultar o depoente. Ao ser chamado de malandro, o advogado perdeu a tranqüilidade e replicou. Portando, os deputados mereceram ouvir a réplica, que, apesar de desrespeitosa e insultuosa com o Congresso, mereceu a aprovação da população. Pelos e-mails que recebi, as cartas que li nos jornais e os contatos que mantive, no fim de semana, no Rio de Janeiro, as pessoas avaliam que ele foi preso por ter dito a verdade - disse.
Na avaliação do senador, a desmoralização do Parlamento brasileiro pode ser uma das explicações para o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estar liderando as pesquisas para o pleito presidencial. Na análise no senador, "como a maioria dos eleitores consideram os políticos todos iguais, prefere relevar os erros, as omissões e as prevaricações praticadas por Lula".
Jefferson Péres também explicou os motivos que levaram a oposição a não entrar com um pedido de impeachment contra o presidente Lula. A falta de clamor popular seria um deles. Um outro seria o descrédito da atual legislatura, sobretudo dos deputados. Na opinião do senador, faltaria autoridade moral à Câmara para julgar o presidente, já que absolveu parlamentares envolvidos com o "mensalão" e sequer punirá os envolvidos no desvio de recursos para a compra de ambulâncias.30/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo Paes: "Jefferson Péres nunca cedeu às tentações do poder"
Mão Santa: população diz em pesquisa que nunca houve tanta corrupção
Lula: “Nunca, no Brasil, a esquerda teve tanta força
Jefferson Péres diz que Congresso se omite ao não votar vetos presidenciais
Jefferson Péres: Congresso deve reagir ao descaso do governo com as Forças Armadas
Jefferson Péres elogia parecer do procurador-geral, mas diz que Congresso se omite em relação ao excesso de MPs