Jefferson Praia pede cautela no exame do projeto dos sacoleiros
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (29), o senador Jefferson Praia (PDT-AM) pediu cautela na análise do projeto que institui o Regime de Tributação Unificada na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai, conhecido como o projeto dos sacoleiros (PLC 27/08).
Apesar de considerar a iniciativa louvável quanto ao aspecto de formalizar um mercado informal, o senador manifestou preocupação com possíveis conseqüências da aprovação da matéria, entre elas a competição dos produtos importados via Paraguai com produtos nacionais, o que poderá afetar diversos setores da economia. Ele citou como exemplo os setores de calçados, brinquedos e vestuário.
- Não só produtos do Pólo Industrial de Manaus poderão sofrer com a aprovação desse projeto, mas todas as empresas brasileiras - disse o senador, lembrando que a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) manifestou-se contrária à proposta.
Jefferson Praia disse concordar com a aprovação do projeto, insistindo na necessidade da formalização desse tipo de comércio, mas pediu cautela e uma reflexão sobre a matéria que leve à aprovação do que for "melhor para o Brasil".
29/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim pede cautela no exame da lei de falências
Jefferson Praia pede rapidez nas obras da BR-319
Jefferson Praia pede fortalecimento da Defensoria Pública
Jefferson Praia pede descontingenciamento de recursos da Suframa
Jefferson Praia pede atenção para as águas na Amazônia
Jefferson Praia pede à Petrobras informações sobre investimentos na Reman