Jefferson quer conhecer alternativas do Brasil à adesão à Alca



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) manifestou ao chanceler Celso Lafer sua preocupação diante da possível adesão do Brasil à Aliança de Livre Comércio das Américas (Alca). Ele indagou se o governo brasileiro dispõe de uma alternativa a essa possibilidade, como uma aproximação maior com os países europeus e asiáticos ou até mesmo a possibilidade de permanecer comercialmente sozinho no mundo. Para Jefferson, a adesão à Alca será fatal para o Brasil se antes não estiverem resolvidos problemas de comércio internacional, tais como legislação anti-dumping, subsídios à agricultura e barreiras não-tarifárias .

Ao responder, Celso Lafer concordou que o Brasil deve estudar um "plano B", no caso de a opção Alca mostrar-se inviável. "Para representar uma alternativa válida, deve ser elaborada com a participação do Congresso, do mundo acadêmico e de outros setores dinâmicos da sociedade brasileira".

Jefferson Péres fez um apelo ao ministro para incluir na pauta de negociações sobre a Alca o respeito aos legítimos interesses regionais do Brasil, como é o caso da Zona Franca de Manaus. "A Alca pode representar uma oportunidade de ouro para expandir sua produção, mas a Suframa corre o risco de sucumbir, por não suportar a concorrência", afirmou.

O ministro garantiu que os interesses brasileiros numa negociação internacional devem incluir, necessariamente, os legítimos interesses regionais. "Posso assegurar que eles estão, permanentemente, no horizonte de minha preocupação", afirmou Celso Lafer.

13/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do Mercosul discute adesão do Brasil à Alca

Emilia se manifesta contra adesão do Brasil à Alca

Brasil não é prisioneiro da Alca, diz Jefferson Péres

Adiamento da adesão à Alca é debatido em comissão

Colômbia quer conhecer o Plano Brasil Sem Miséria

Brasil quer que Alca não comprometa futuro da indústria nacional