JEFFERSON SUPERA DIVERGÊNCIAS IDEOLÓGICAS E HOMENAGEIA MILTON CAMPOS



O "abissal fosso ideológico" que separou o ex-senador Milton Campos, "o liberal convicto, defensor do estado de direito", do senador Jefferson Peres (PDT-AM), "militante de esquerda, que sonhava com a revolução transformadora", não impediu que o atual senador, ex-membro do antigo PTB, homenageasse a memória do político mineiro, nascido há cem anos. "Conto nos dedos os políticos pelos quais sinto admiração, principalmente pelo rigor que imprimo à conduta ética. Milton Campos é um dos poucos a passar por esse crivo", disse Jefferson Peres.

Embora não tenha conseguido ofuscar seus correligionários quanto aos atributos intelectuais, Jefferson Peres credita ao homenageado o mérito de se ter distinguido pelo raro conjunto de virtudes de caráter. "Era um homem culto, íntegro, tolerante, modesto e, sobretudo, elegante na maneira de ser e agir. Uma figura paradigmática", sintetizou, elogiando a humildade de Milton Campos em praticar tais virtudes sem alardeá-las.

Outra "manifestação de escrúpulo" do político mineiro destacada por Peres foi a disposição de recusar, por três vezes, indicação para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de o STF representar seu grande sonho político, a recusa de Milton Campos aos convites, de acordo com o senador amazonense, sempre foi motivada por compromissos partidários ou temor de sua aceitação ser vista como troca de favores. É por condutas como esta que Peres atribui ao mineiro o feito de ter sido um dos homens públicos mais respeitáveis da histórica política nacional.

30/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CUNHA LIMA HOMENAGEIA MILTON CAMPOS

SENADO HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE MILTON CAMPOS

Discurso de Dilma coloca foco na união, apesar das divergências ideológicas

CCJ supera divergências e aprova PEC do Orçamento Impositivo

Acordo supera divergências e amplia cooperação pelo uso seguro da Internet

SENADORES HOMENAGEIAM MILTON CAMPOS