JOÃO ALBERTO ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DE LEVANTAR DADOS SOBRE A AMAZÔNIA



O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) registrou a realização, em Macapá, do Seminário sobre a Biodiversidade da Amazônia Legal, com a presença de cerca de 200 especialistas entre biólogos, geólogos, sociólogos e economistas, com o objetivo de levantar propostas para um programa nacional dirigido à diversidade biológica. Este programa, segundo o senador, buscará operacionalizar a política e o trabalho de preservar a Amazônia, desenvolvendo-a .
Uma das questões levantadas no encontro, informou o senador, foi a falta de dados sobre a Amazônia, como conseqüência da falta de recursos e pesquisadores e de programas insuficientes para a realização de um inventário da região. O parlamentar lembrou que 70% da área da Amazônia nunca foi inventariado.
João Alberto salientou que o conhecimento da Amazônia possibilitaria uma exploração mais agressiva da grande demanda por ecoturismo. Ele informou que esta atividade rende hoje, na região, US$ 50 milhões ao ano, enquanto nos Estados Unidos somente a pesca esportiva movimenta US$ 65 milhões.
Outra questão abordada no seminário, segundo João Alberto, foi o desmatamento da Amazônia. Embora reconheça que o problema é grave e exige correções severas, o senador observou que, conforme dados apresentados no seminário, a exploração da madeira é fundamental para a região. Em 98, informou, as serrarias produziram 28 milhões de metros cúbicos de madeira, empregaram 5% dos trabalhadores locais e responderam por 13% do Produto Interno Bruto regional.
Para João Alberto, a solução não é a proibição "pura e simples" do funcionamento das serrarias, mas planejamento e controle para que a exploração seja racional e componha com uma gama mais vasta de alternativas econômicas "para alargar o benefício do progresso, abrangendo o maior número possível dos que moram na Amazônia". Nessa tarefa, afirmou o senador, o conhecimento é imprescindível, pois dele "nasce a consciência e a criatividade".
João Alberto destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Turismo e pelo Instituto de Ecoturismo do Brasil, no levantamento e mapeamento do potencial do país nesse setor. Ele citou atrações turísticas naturais de seu estado, incluídas no mapa da Embratur, e destacou a atenção do governo estadual e da governadora Roseana Sarney para este setor.

13/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Alberto alerta para riscos do consumo excessivo de álcool

JOÃO ALBERTO ALERTA PARA CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE JOVENS

JOÃO ALBERTO DEFENDE PROJETO PARA PRESERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA

João Alberto Souza alerta para a crescente escassez de água no mundo

João Alberto propõe anotações de dados do empregador nas carteiras de trabalho

João Alberto propõe lei para substituir portaria sobre exibição de espetáculos públicos