João Batista Motta critica ONGs e defende criadores de camarão



O senador João Batista Motta (PMDB-ES) defendeu os criadores de camarão de seu estado contra o que chamou de -pretensa e suspeita preocupação ecológica- de organizações não-governamentais (ONGs). O parlamentar afirmou que o radicalismo dessas entidades, que estariam levando insegurança e grande preocupação ao equilíbrio econômico do estado do Espírito Santo, particularmente no caso da carcinicultura (criação de crustáceos).

Motta questionou as reais intenções dos ecologistas e apontou para o elevado desempenho técnico, econômico e social da criação de camarão no país. Ele ressaltou que, nos últimos dez anos, os avanços tecnológicos teriam propiciado a redução drástica de resíduos da produção de camarão. De acordo com o senador, o Brasil é campeão em produtividade e o 7º maior produtor mundial de camarão.

- Nossa produtividade média, que era de aproximadamente 1.680 kg/hectare/ano, em 1998, alcançou a marca de 5.458 kg/hectare/ano em 2002, muito acima da média dos grandes produtores mundiais. No ano passado, o Brasil produziu 60 mil toneladas de camarão cultivado, o que proporcionou divisas da ordem de US$ 155 milhões - informou.

Motta citou ainda estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, em parceria com o CNPq e com a Associação Brasileira de Criadores de Camarão, intitulado Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Carcinicultura Marinha Brasileira. O estudo refutaria a idéia, difundida pelos ecologistas, de que -os efluentes de camarão são sempre danosos ao meio ambiente-.

- Não podemos frustrar o grande avanço da aqüicultura brasileira, que tem proporcionado substanciais ganhos em exportações e acatado nossas leis ambientais rígidas. A carcinicultura brasileira não exclui a conservação ambiental; e que ambas devem, sim, interagir, produzindo uma relação harmoniosa e produtiva, o que atende ao nosso anseio de gerar empregos e riquezas preservando a natureza - concluiu.



15/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Batista Motta denuncia ação de ONGs contra o desenvolvimento sustentado capixaba

João Batista Motta critica política cambial

João Batista Motta critica pauta de exportações brasileira

João Batista Motta homenageia imprensa e critica o governo Lula

João Batista Motta critica estado precário das rodovias federais no país

Senador João Batista Motta defende novas metas de inflação anunciadas pelo governo